Graziela Pinto pinta a natureza de rosa em mostra na Galeria Movimento, em cartaz de 23 de maio a 16 de junho
Com forte ligação com a natureza – sobretudo presente em sua obra -, a artista plástica Graziela Pinto dedica seus novos trabalhos, primordialmente, ao tema em sua nova mostra: “Sua Natureza”, que a Galeria Movimento apresenta de 23 de maio a 16 de junho. Com o intuito de mostrar pinturas e objetos abstratos.
A mudança não está só na forma… assim também estão as cores.
Antes de mais nada, os trabalhos ultra coloridos dão espaço a tons mais sóbrios e à onipresença do rosa.
“O rosa traz consigo um desejo de amorosidade e também alude à terra, ao órgão uterino e ao feminino cuidadoso.
Essa cor de fundo recebe os frutos, as plantas e as sementes.
A relação aqui se estabelece na transformação simbólica da tela bidimensional num campo energético rosado que acolhe e prepara essas sementes para a fecundidade e o crescimento”, diz Grazi.
A exposição pode ser vista, todavia, com um novo olhar sobre sua produção.
Além das costumeiras representações de vida, expansão e união, Grazi agora tem como foco a simbologia da semente e sua alusão a um momento anterior à criação, à vida.
“É trabalhar com um processo de materialização do meu próprio caminho espiritual, é a natureza como o despertar da fé”, explica.
Além das pinturas, os objetos escultóricos, construídos pelas esferas que marcam sua trajetória, se transformam em elementos geométricos que representam sutilmente a abstração da natureza.
“A escolha das plantas retratadas não é aleatória. Graziela pinta o que seu coração enxerga”, avalia Kátia Canton, que assina a curadoria da mostra.
Antes de mais nada, boa parte deste processo é reflexo da essência da artista, que retoma com o seu trabalho uma maior conexão entre homem e natureza, cada vez mais incomum ao homem contemporâneo urbano.
Na vernissage, dia 23 de maio, a artista lançará ainda o livro GRAZIELA PINTO, apresentando um panorama de sua produção.
A publicação, de 120 páginas, traz instalações, pinturas, fotografias e objetos criados pela artista ao longo dos últimos anos.
Celina Mello Franco
Liliane Abreu