MORAR MAIS POR MENOS CHEGA À 12ª EDIÇÃO EM BH
Evento, que tem como premissa o custo acessível e a criatividade, será realizado entre os dias 22 de agosto e 23 de setembro no Cidade Jardim
Tornar possível o desejo de ter um lar descolado, aconchegante e sofisticado e, ainda, sem gastar quantias exorbitantes: esse é propósito da mostra de decoração Morar Mais por Menos.
Com o slogan “O chique que cabe no bolso”, que reforça a preocupação com os custos, o evento chega à sua 12ª edição na capital mineira, sendo realizado entre os dias 22 de agosto e 23 de setembro, na rua Conde de Linhares, 492 – Cidade Jardim.
Na ocasião, estarão presentes 75 profissionais em 39 espaços de exposição.
Criado no Rio de Janeiro, em 2004, por Lígia Schuback e Sabrina Schuback Rocha, o evento se tornou referência quando o assunto é decorar com bom gosto e preço justo.
A mostra atendeu uma demanda do mercado e rapidamente se tornou um sucesso, uma vez que não havia nada dentro desse propósito no país.
A renovação e a abertura de mercado para profissionais mais jovens é um dos motes da Morar Mais por Menos.
Em todas as edições espalhadas pelo país é considerável a projeção que arquitetos iniciantes e experientes ganham após a participação no evento.
Outro detalhe igualmente importante é que, por consequência de ser uma proposta democrática, a mostra atrai um público que não é frequentador desse tipo de evento, ampliando, dessa forma, o ramo de atuação e, ainda, amplificando o trabalho dos participantes.
No local, o visitante encontra o preço exposto de produtos e serviços, com melhor custo x benefício aplicado em móveis, objetos decorativos, pisos, revestimentos.
Inicialmente, em cada ambiente, há um quadro que descreve detalhadamente todos os itens utilizados, com o respectivo fornecedor e valor.
“Na verdade, seu conceito vai muito além de uma mostra, o objetivo é criar uma experiência diferenciada, possibilitando ao visitante levar para casa tudo que o encantou”, pondera Josette Davis, curadora e realizadora da mostra em Minas Gerais.
Nesse sentido, a Morar Mais vem propagando na decoração o que o mundo aplica na moda: o conceito high/low, que no meio fashion significa mesclar o caro e o barato no mesmo look.
Um evento sustentável e inclusivo, uma vez que, além de ter sido pioneiro em desafiar os arquitetos participantes a recorrerem a soluções ecologicamente corretas, como a racionalização de água e de energia elétrica.
Além disso, incentiva o uso de materiais certificados e alternativos.
Ainda nessa temática, a customização também é uma vertente que o evento defende.
Dar novo uso a objetos que estavam de lado ou até mesmo iriam para o lixo é considerada uma maneira pessoal de imprimir identidade em casa.
Ainda quando o assunto é responsabilidade social, o Morar Mais busca dar visibilidade ao artesanato local e ao trabalho realizado por ONGs, comunidades e projetos governamentais que fomentam a arte popular e de rua, incentivando os profissionais participantes da mostra a valorizar e usá-las em seus projetos.
Uma vez que a brasilidade seja o norte, a ideia é explorar todas as possibilidades, sincretismos e influências culturais do país.
Veja aqui a prévia de alguns ambientes:
Bilheteria, por Alex Meneses:
Ambiente acolhedor e contemporâneo, preparado para receber o visitante.
Seu layout limpo e funcional, com um mix de obras de artistas consagrados e peças customizadas, são um convite à uma experiência visual criativa e única.
Estar da Familia – Graça Terra, Ana Beatriz Moreno, Daniela Dumont e Simone Motta
Ambiente concebido dentro do conceito de sustentabilidade e brasilidade, com o intuito de explorar o aconchego e exaltar as memórias afetivas da família, através de elementos que resgatam suas origens e raízes.
Destaque para a estante de memórias criada pelas profissionais, que valoriza a cultura brasileira.
Varanda, por W.Costa Arquitetura:
Varanda remete à contemplação, tranquilidade, boas histórias, aconchego, aquele conforto e aquela brisa que você só sente neste tipo de espaço.
As cores quentes e alegres aliadas à materiais naturais e peças decorativas que reutilizam elementos ganham um novo uso, compondo este espaço.
O resultado é um ambiente acolhedor para curtir ótimos momentos!
Viridário da Libertação, por Marieta Lemos, Luciano Costa e Alessandra Villela:
Cartão de boas vindas do imponente casarão da rua Conde de Linhares.
Assim é o espaço projetado para compartilhar decoração, paisagismo e gastronomia.
Do espelho d’água às plantas, passando por móveis e objetos até chegar ao gazebo gastrô, vamos proporcionar uma viagem por formas e diferentes sentidos.
Saleta de TV, por Vivian de Paula, Silvina Elisa Mattone Vasconcelos, Ionah Pinho:
Com equipamentos de última geração e relíquias do passado, a sala de TV da família se harmoniza perfeitamente entre o contemporâneo e o clássico.
O reaproveitamento de materiais e a releitura de antigos objetos utilizados outrora nas Minas Gerais, reafirmam o conceito do mais por menos.
GALERIA ARTE TÊXTIL, por Liliane Coelho:
A artista têxtil mineira Liliane Coelho é apaixonada por cores, formas, texturas, tecidos, linhas e todas as possibilidades do universo artístico.
Trabalha com traços geométricos de forma livre e criativa, possibilitando uma decoração original e contemporânea.
Estar Íntimo do Fotógrafo, por Aline Ferreira e Ana Amélia Goulart:
Contraponto da arquitetura clássica com a decoração contemporânea.
Espaço masculino criado para receber, relaxar e criar.
A proposta para execução do projeto foi pensada a partir do conceito DIY: faça você mesmo.
Foram utilizados materiais reciclados como paletes, caixotes, pneus, papel cartão, retalhos de jeans velhos para fabricação dos móveis e objetos utilizados na composição do ambiente.
Quarto da Blogueira por Viés Design:
Na era das influenciadoras digitais, apresentamos um quarto inspirado nas necessidades de uma blogueira.
Moderno e funcional, o quarto da blogueira cumpre a função de dormitório, escritório e espaço para fotos.
A paleta de cores cria mosaicos e a criatividade dá novas funções para itens da moda.
Quarto do Bebê por Nino Design Infantil:
A ideia do projeto foi não delimitar o ambiente como de menino ou menina e sim, apenas um quarto de bebê.
A tendência a gênero, a simplicidade, o clima lúdico e a união de forma à funcionalidade misturam–se harmonicamente à profusão de cores, estampas e bom humor, tão característicos da brasilidade.
ESPAÇO CONCEITO BOUTIQUE FÉRREA – QUARTO DO CASAL: Renata Campos Arquitetura
Nossa proposta foi inspirada na bela arquitetura clássica do imóvel, porém trazendo a modernidade e praticidade que um jovem casal requer no dia a dia.
Priorizamos o conforto e trouxemos a sustentabilidade no uso de materiais renováveis, como a iluminação em led e o metal que, aliado à madeira, ao vidro e aos tecidos traz sofisticação ao ambiente.
Sala de Banho por Andrea Azevedo, Fabricia Borges e Paula Veloso Pinheiro
A Sala de Banho combina elementos retrô com peças contemporâneas, fazendo uma releitura de materiais da época, tornando o ambiente moderno e intimista.
Materiais sustentáveis nos móveis e itens por nós customizados, somados a um jardim vertical com irrigação inteligente, criam uma atmosfera de descanso e praticidade.
Escritório do Jovem Cosmopolita, por Livia Espindola
Idealizado para os “Jovens do Mundo”, jovens que viajam, trabalham e passam pouco tempo em sua casa.
O espaço capta a essência de cada lugar por onde passou, marcando sua heterogeneidade.
Um escritório aconchegante, cheio de personalidade e que tem como premissa, o reuso de materiais descartados de forma elegante, como a grade metálica e o jornal, ressaltando ainda mais essa atmosfera particular e intimista do Jovem Cosmopolita.
Alpendre Momentos, por Ana Luiza Guimarães:
Um ambiente de encontros: para momentos de lazer e boa conversa, onde passado e presente se entrelaçam.
As cores, texturas e objetos escolhidos agregam memórias, personalidade e brasilidade.
Os balanços em corda e vasos suspensos customizados imprimem originalidade e sustentabilidade ao projeto.
PÉRGOLA DA FAMÍLIA E AMIGOS, por Marcela Meira Machado e Luís Gustavo Montilha
O ambiente incentiva a confraternização da família e amigos e estimula os sentidos através da união de obras de arte, paisagismo, luz natural e materiais customizados.
Também proporciona liberdade de uso ao morador, com móveis versáteis e um gradil/cobogó que permite a inserção de adornos variados.
JARDIM DE ENCONTROS, por Dekko Arquitetura para Todos:
Imagine um lugar para se desconectar da correria diária.
O Jardim de Encontros é um ambiente acolhedor, onde você pode apreciar a companhia dos amigos para um bom papo e boas bebidas.
A área externa foi transformada com criatividade e elegância através de materiais acessíveis e elementos customizados.
ESTÚDIO DO HÓSPEDE, por NovePontoUm Arquitetura
Com o intuito de manter a originalidade da casa e as marcas do tempo, o Estúdio traz à lembrança as fazendas mineiras, unindo itens garimpados ao mobiliário contemporâneo e às soluções customizadas, como bancada azulejada e divisória em tela de aço, imprimindo brasilidade e sustentabilidade ao local.
Estudio do Sociólogo, por Ana Butti e Veronica Nascimento:
Um ambiente que convida à leitura, estudo e concentração.
O escritório do Sociólogo apresenta conforto e aconchego, sustentabilidade na mobília, customização e reciclagem.
Ainda apresenta o movimento da arte orgânica, no projeto criado pela dupla Ana Butti e Verônica Nascimento.
12ª EDIÇÃO DA MORAR MAIS POR MENOS BELO HORIZONTE – “O CHIQUE QUE CABE NO BOLSO”
Data: 22 de agosto e 23 de setembro
Local: Rua Conde de Linhares, 492 – Cidade Jardim
Horário: 4ª a 6ª das 16h às 22h / sábado das 13h às 22h e domingo e feriado das 13h às 19h
Valor: R$ 50 (inteira).
Celina Mello Franco
Liliane Abreu