Pode um imóvel super dividido ganhar ares acolhedores? O desejo de um jovem casal para seu primeiro apartamento parecia difícil de ser atendido, mas as amigas arquitetas Manuela Santos e Paula Scholte tiraram o desafio de letra, transformando o triplex de 160 metros quadrados no Alto Leblon em um espaço convidativo, com jeito de casa e belas soluções arquitetônicas.
Logo na entrada, o primeiro impacto: o hall teve todas as paredes pintadas de verde esmeralda, criando uma caixa que destaca a entrada do apartamento e ainda camufla as portas da cozinha e do lavabo. No térreo, ficam as salas de estar e jantar, que tiveram suas posições invertidas para que as árvores da fachada do prédio funcionem como um fundo perfeito, trazendo a natureza para dentro de casa. Espelhos orgânicos, luminária escultural em papel do designer Thomaz Velho e o uso de materiais como palha, madeira e linho, ajudam a trazer o ar de aconchego.
“Esse apartamento tem bastante verde nas janelas. Optamos então por investir em materiais naturais em tons sóbrios, como a palha e a peroba do campo, para dar um ar acolhedor”, explica Manu.
No primeiro pavimento, ficam a suíte do casal, que ganhou uma decoração aconchegante e funcional, e um quarto de hóspedes. Mas é na cobertura que está o grande charme do apê: um pequeno terraço onde os jovens moradores, de apenas 27 anos, recebem os amigos para encontros, churrascos e festas. A parede, com pintura artística de Giuliana Favero, é o grande destaque do espaço, que tem ainda banco de azulejos e uma pequena área coberta para a cozinha de apoio, com cobertura de aço corten e palha.
O andar ainda tem um pequeno home-office integrado à área externa, e uma sala de TV com esquadria de madeira que pode ser totalmente fechada para eventualmente se tornar um terceiro quarto. Tudo bem funcional, charmoso e acolhedor.
Projeto: Manu Santos e Paula Scholte
Fotos: André Nazareth
Produção: Andréa Falchin
Já segue a Conexão Décor nas redes sociais?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.