Refúgio de tranquilidade e aconchego
Com panos de vidro que favorecem a entrada de luz natural e permitem se deliciar com o verde em torno do condomínio, a casa reformada pela Triarq Studio de Arquitetura chama atenção pelos espaços integrados e pela disposição bem pensada do mobiliário.
Com 450 m², a casa localizada em um condomínio fechado de Alphaville, em São Paulo, tem como pano de fundo a natureza, convidando os moradores a aproveitar cada cantinho, já que a paisagem pode ser vista da área social, da varanda e até da cozinha.
O imóvel, que já havia passado por uma reforma a fim de se ajustar ao modo de vida da família, ainda precisava de algumas mudanças certeiras.
Missão cumprida à risca pela dupla de arquitetas Ana Paula Briza e Fernanda Takadachi, do escritório Triarq Studio de Arquitetura, que identificaram e resolveram os principais problemas.
Entre as boas ideias está o novo layout do living, que agora permite vislumbrar o verde do lado externo sem que as pessoas precisem sair do sofá.
“Ambientes integrados e amplos demais tendem a se tornar frios, sabendo disso criamos uma disposição diferenciada composta por poltronas, sofá e até o tapete central, que juntos parecem abraçar o espaço”, diz Fernanda Takadachi.
Pontos de cor, texturas e uma marcenaria sob medida arrematam a decoração, tornando os ambientes acolhedores, dinâmicos e descontraídos.
Soluções espertas, como os adesivos que modernizaram em pouco tempo os armários da cozinha, são outros pontos altos da reforma que rendeu ares atuais à moradia.
Revestido de lâmina de PVC, o painel de madeira azul rouba a cena e acompanha o móvel baixo que integra a lareira, perfeita para os dias de baixas temperaturas.
Para aproveitar cada espaço do living, as profissionais montaram uma área da leitura embaixo da escada.
Com futon e muitas almofadas, o canto é um convite ao relaxamento.
Para que a família pudesse usufruir da varanda o ano inteiro, ela foi toda fechada com vidro.
A nova bancada e a churrasqueira tornaram o lugar um dos espaços prediletos da família.
“Entre a varanda e o living havia uma porta, que removemos para que todos pudessem se divertir juntos, além de contribuir para a integração total do andar térreo da casa”, revela Ana Paula Briza.
O lavabo, com apenas 2 m², foi personalizado.
Como pano de fundo, a parede recebeu uma tinta que imita cimento queimado e os revestimentos vazados autocolantes de lâminas de bambu, que deram um toque especial ao ambiente.
Outra atração é a cuba escultural de piso e o nicho vermelho, apoio essencial para os acessórios.
Com 22 m², a cozinha tem um desenho muito interessante que acompanha o restante dos ambientes.
Toda aberta, ela conta com um rasgo voltado para o living e um passa-pratos que a conecta à varanda.
No centro da cozinha, a ilha leva granito são-gabriel polido, contígua a uma bancada de apoio de madeira perfeita para as refeições rápidas.
Repaginados em tempo recorde, os armários, que antes eram brancos, mudaram radicalmente depois de receberem o adesivo de vinil na cor azul.
Já a parede ganhou cerâmicas brancas (Portobello) com rejuntamento preto, também chamadas de subway tiles, que lembram os azulejos dos metrôs de Londres e Nova Iorque.
Veja as imagens também no nosso Pinterest.
Celina Mello Franco
Liliane Abreu