Toscana: nome do edifício inspirou o projeto de interiores deste apartamento de 123 m² em São José do Rio Preto (SP), que foi adquirido recentemente pela empresária Ellaine Alves (46 anos) para morar com suas duas filhas, Alice, de 12 anos, e Yasmin, de 13 anos. Logo após a compra do imóvel, Ellaine contratou a arquiteta Elisa Vasconcelos para uma reforma completa, que incluiu a decoração de todos os cômodos.
Batizado de Toscana, o edifício onde fica o imóvel tem visual inspirado nesta região central da Itália e foi a principal fonte de inspiração do projeto. “O ponto de partida foi a aplicação de massa acrílica texturizada em tom de terra queimada em algumas paredes e teto da sala e do lavabo para criar um efeito de desgaste do tempo”, revela Elisa, ao que acrescenta : “a única alteração na planta da construtora foi a integração da sala com varanda. Removemos a porta que separava os dois ambientes e fechamos a varanda com folhas de vidro e cortinas de linho para ampliar a sala”.
Na decoração da sala, a arquiteta revestiu as duas paredes principais com painéis de carvalho americano natural (que mimetizam portas de acesso a outros cômodos) e mesclou elementos em tons terracota, verde escuro, vinho e fendi com peças douradas para acrescentar um toque de modernidade .
Alguns itens foram aproveitados da antiga residência da família, como o tapete kilim listrado, o piano-armário em madeira escura e todas as obras de arte, com destaque para o quadro da artista Nicole Wells e as gravuras de Di Cavalcanti, Barsotti e Ianelli.
A decoração da cozinha, é monocromática, composta de armários em laca off white com estilo mais clássico, piso de porcelanato no padrão Travertino Navona Bianco Natural e bancadas em Corian na mesma tonalidade, com cuba no estilo ‘ fazenda’ esculpida no próprio material.
Destaca-se também o armário-louceiro com portas de vidro transparente e interior revestido em melamina amadeirada e a porta deslizante que separa a sala da cozinha, com estrutura metálica e vidro canelado, realizada em serralheria.
Na área íntima, a decoração dos quartos das filhas partiu das cores prediletas de cada uma: rosa e azul para Yasmin e verde e amarelo queimado para Alice.
Já na suíte da mãe, vale destacar o guarda-roupa em laca off white , com portas almofadadas forradas com linho no mesmo tom e puxadores de metal rose gold . Repare que um painel ripado no mesmo acabamento do armário requadra o móvel e mimetiza a porta-painel de acesso ao banheiro.
Na parede oposta, a cama com cabeceira em madeira escura, estofamento em couro marrom e mesas laterais acopladas fica encostada em um painel ripado até meia altura, também em laca off white . Já a parede na lateral foi revestida com espelho para conferir amplitude ao dormitório.
No aspecto ‘materiais e acabamentos”, o piso da sala, varanda e quartos receberam tábuas de madeira natural Cumaru, todas as bancadas entregues pela construtora foram substituídas por bancadas maiores de materiais mais modernos e os revestimentos dos banheiros também foram trocados por porcelanatos novos, com visual marmorizado.
No lavabo, piso, rodapé foram revestidos com ladrilho hidráulico sextavado – em tons terracota (terracota foi o ponto de partida para a interpretação da Toscana) , com estampa de folhas – e a bancada nova é um bloco de mármore Perlato esculpido artesanalmente.
“A pedra natural também aparece no tampo da mesa de jantar redonda e no aparador curvo sob a tv, desenhada por mim”, finaliza a arquiteta Elisa Vasconcelos.
- Autoria do projeto: Elisa Vasconcelos
-
Fotógrafo: Carolina Mossin
Já segue a Conexão Decor?
Siga nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Celina Mello Franco