Muitos blogs já falaram sobre o assunto, mas acreditem, não é tão fácil e simples pendurar um quadro, por isso, nós aqui da Conexão Décor também vamos falar disso, dando a nossa contribuição .
Uma das maiores dúvidas que aparece na hora de pendurar os quadros na parede é sobre a maneira certa de dispô-los.
Como posicioná-los?
Não existem regras na hora de fixar as peças mas existem palavras “chaves” para te ajudar nessa tarefa: PROPORÇÃO E EQUILÍBRIO DO CONJUNTO
Você pode criar linhas imaginárias e fazer uma composição simétrica ou apostar em espaçamentos diferentes pra um arranjo despojado. Tudo depende do estilo do ambiente e qual resultado você deseja alcançar.
Você também pode sim, misturar diferentes tipos de molduras, tamanhos, cores, etc. Os quadros não precisam combinar entre si para que a composição fique harmônica. É bacana que seus quadros montem uma composição, assim eles não parecerão soltos pela parede.
Um martelo e mãos pouco habilidosas, se for o seu caso, não são a combinação ideal. Além disso, pendurar um quadro na parede com prego é uma forma quase definitiva de decorar o espaço.
Se você ainda está em dúvida sobre o lugar uma dica essencial para você seguir: fazer o molde com papel, marcando o lugar que cada quadro deve ficar é uma boa idéia!
Anote as dicas do arquiteto Jairo De Sender para pendurar quadros com sucesso:
– Pendure o quadro de maneira que, quando você encostar, não bata a cabeça no quadro. Deixe uma altura média de 1,6 m do piso ao centro do quadro;
– Deixar 25 cm de espaço entre o sofá e o final do quadro;
– Importante descontar o espaço abaixo da marcação, caso haja algum arame já colocado no quadro;
– Prenda uma fita crepe em um coador de papel e o coloque em um ponto abaixo de onde vai ser feita a furação, para recolher a sujeira;
– Antes de furar, verifique se existe alguma instalação hidráulica passando por trás da parede;
– Segure o prego com um alicate para não martelar o dedo;
– Quando não for usar a furadeira, use um martelo e um prego de aço, que será colocado em cima do local onde será furado, com uma fita crepe. A fita serve para que, quando bater o martelo com o prego, a parede não quebre, nem estufe;
– Quando se tem muitas peças diferentes e não se sabe como iniciar a colocação na parede, a dica é, com papel pardo, fazer os moldes das peças, cortando o papel, e dispondo esses moldes na parede. Assim é muito mais fácil pois dá pra ter noção de como ficará a parede com os quadros, sem precisar furar antes, correndo o risco de errar;(Mostramos essa dica ai em cima também )
– Depois que tiver certeza das posições dos quadros, pode furar;
– Para algumas peças leves, você pode usar fitas adesivas dupla face para fixá-las; e
– Quando você tiver dois pontos de suporte num quadro pesado, coloque um arame entre esses dois suportes, facilitando a fixação na parede. Será necessário apenas um prego ou um parafuso para prendê-lo na parede.
E para facilitar mais ainda a vida, descobrimos esse aplicativo para celulares que ajuda na hora da composição.
Siga o nosso Instagram e acompanhe as novidades sobre decoração arquitetura e arte.
Esperamos ter ajudado e olha lá no nosso Pinterest que tem muito mais!
Celina Mello Franco
Liliane Abreu
1 comments