Com 40m2, a Suíte das Nuvens assinada pela arquiteta Ana Lúcia Jucá na CasaCor Rio 2022 tira partido da arquitetura original da casa principal (erguida em 1860) para propor um décor contemporâneo com um “pé no passado”, recheado de móveis brasileiros de design assinado e obras de arte de artistas nacionais que estão em evidência na atualidade.
“Como o espaço é tombado, entramos no clima do estilo clássico europeu existente, tão elegante e atemporal, acrescentamos boiseries nas paredes e sancas no teto e trouxemos esses elementos ricos em detalhes para os dias de hoje, criando um espaço claro, leve e, acima de tudo, extremamente acolhedor”, diz Jucá.
“Neste novo contexto, os azulejos portugueses antigos do banheiro agora convivem em perfeita harmonia com metais pretos, geralmente associados ao estilo industrial”, exemplifica ela.
A decoração do quarto segue uma paleta com base clara e neutra – do branco ao cinza, passando pelo off-white, pontuada por tons de azul extraídos dos azulejos (com destaque para o quadro do artista Sergio Lucena, acima da cama) com pitadas de verde fresh, presente nas obras de arte, livros encapados com tecido e objetos de decoração.
Outro destaque no quarto é a tv que exibe uma obra de arte digital, quando desligada, tornando-se assim parte integrante do décor. Por fim, arranjos de flores diversos, da lavanda ao alecrim, exalam um perfume único no ambiente, aumentando a sensação de bem-estar e relaxamento tão fundamentais em quartos de dormir.
Um instituto cultural de portas abertas. Para as artes, a cultura, os visitantes, a cidade. É essa a proposta da 31ª. edição da CASACOR Rio, que acontece de 27 de abril a 26 de junho e volta a se hospedar na Residência Brando Barbosa.
São 43 equipes de arquitetos, designers de interiores e paisagistas que trazem um novo olhar, mais contemporâneo, para o icônico imóvel localizado no Jardim Botânico. Os 45 ambientes desta edição ocupam praticamente todos os 12 mil m² da propriedade.
Uma proposta que tem tudo a ver com o tema nacional “Infinito Particular”, e permite aos profissionais apresentar soluções diversas e plurais para uma casa com alma, hiperconectada, repleta de memórias afetivas e, claro, muita personalidade.
Nas nossas redes sociais, você acompanha a cobertura completa!
Já segue a Conexão Décor?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Conheça também nosso Pinterest, repleto de imagens para te inspirar.
Celina Mello Franco