Salão Internacional do Móvel de Milão 2024

0 Ações
0
0
0

Salão Internacional do Móvel de Milão 2024 – Uma intervenção onírica, projetada pelo cineasta David Lynch, é uma das surpresas deste ano na mais importante feira de design do mundo

Por Paula Acosta – correspondente de Milão

Chama-se “Interiors by David Lynch. A Thinking Room” (Interiores, de David Lynch. Uma sala de pensamento, em tradução literal) e é uma das instalações que mais têm aguçado a curiosidade sobre a 62edição do Salão Internacional do Móvel de Milão, que acontece de 16 a 21 de abril. E, sim, o nome que você leu é o do famoso diretor de cinema americano.

Realizador de obras como “Mulholland Drive”, “Veludo Azul”, “Twin Peaks” e “Duna” (versão original de 1984), o cineasta concebeu um par de espaços idênticos, que serão montados nos pavilhões 5 e 7 e foram imaginados como portas simbólicas a serem atravessadas para se “mergulhar” no evento deste ano. A intenção é refletir sobre o quanto o ato de projetar um ambiente se relaciona diretamente com a experiência interior do seu criador.

Salão Internacional do Móvel de Milão 2024 - Uma intervenção onírica, projetada pelo cineasta David Lynch, é uma das surpresas deste ano na mais importante feira de design do mundo
David Lynch / Fotografia: Dean Hurley
Salão Internacional do Móvel de Milão 2024, instalação imaginada por Lynch e do escritor e diretor artístico Antonio Monda
A thinking Room / Imagem: Lombardini

A curadoria dos aposentos imaginados por Lynch é do escritor e diretor artístico Antonio Monda; já a realização vai ficar a cargo dos cenógrafos e da equipe de construção do renomado teatro Piccolo. A expectativa em torno das “salas de pensamento” do diretor de cinema é grande e, até agora, sabe-se que elas serão envolvidas por uma cortina de veludo azul, uma referência ao seu famoso filme; que 10 telas de 56 polegadas exibirão cenas de suas obras, dando ênfase ao aspecto cenográfico; que na parte central dos espaços vai ser posicionada uma enorme poltrona de madeira sobre a qual estarão tubos de latão. Como afirmou o curador, o resto é surpresa.

Entrada do Salão Internacional do Móvel de Milão 2024
Salone del Mobile-Milano- Fotografia: Delfino Sisto

Para quem não vê a hora de passar pela roleta e caminhar debaixo da icônica cobertura de vidro e aço do centro de exposições de Rho, na província de Milão, desenhado por Massimiliano e Doriana Fuksas e inaugurado em 2005, o compromisso inadiável está marcado para as 9h30 de terça-feira (16), quando oficialmente tem início a mais importante feira internacional da indústria do design. É um fascinante mundo que se abre aos profissionais dos setores de arquitetura e decoração. Estudantes e público em geral também são bem-vindos em dias específicos: os primeiros, a partir da sexta-feira, dia 19; os outros, somente no fim de semana. Para se ter uma ideia da sua relevância, em 2023, o Salão do Móvel recebeu mais de 307 mil visitantes, o que representa um aumento de 15% em relação ao ano anterior.

Maria Porro, presidente do Salone del Mobile.Milano, entidade que organiza o evento.
Maria Porro, presidente do Salone del Mobile.Milano, entidade que organiza o evento.

Capturar novas tendências e a evolução de todo um setor, envolvendo e ouvindo comunidades próximas e distantes, identificando novas abordagens, metodologias e tecnologias, experimentando. Em resumo, permanecer na fronteira: esta ainda é a ambição do Salão do Móvel hoje“, declarou Maria Porro, presidente do Salone del Mobile.Milano, entidade que organiza o evento.

Propondo-se atualmente não só como um encontro de negócios, mas também como um laboratório de experimentação, a feira – nascida em 1961 para promover os produtores italianos do segmento moveleiro – se transformou em um rico conjunto expositivo para marcas do país hospedeiro e estrangeiras.

Além do propriamente dito Salão do Móvel, três bienais se alternam em cada edição: nos anos ímpares, é realizada a Euroluce, voltada para o mundo da iluminação; nos pares, como este em curso, entram em campo a EuroCucina, dedicada a cozinhas e que inclui a FTK – Technology For the Kitchen (Tecnologia para a Cozinha), e o Salão Internacional dos  Banheiros. Mas não termina por aí porque  o evento conta ainda com o Salão de Complementos para Decoração, o Workplace 3.0 (onde é possível conhecer as propostas para ambientes de trabalho), o S.Project (que foca em produtos e técnicas aplicadas aos projetos de interiores) e o Salone Satellite (Salão Satélite), que festeja seus 25 anos. Os 172 mil m2 de superfície efetiva dessa grande mostra vão acolher 1.900 expositores, dos quais 600 jovens talentos com menos de 35 anos e 22 escolas de design.

Uma intensa programação foi planejada para os seis dias de feira. Palestras, workshops, mesas redondas com a presença de convidados renomados – entre eles, o arquiteto burquinense-alemão Francis Kéré, vencedor do prêmio Pritzker  – prometem capturar a atenção do público entre uma visita e outra aos estandes.

Organizada na EuroCucina, “Everything you have ever wanted to know about food design in six performances” (Tudo o que você sempre quis saber sobre food design em seis performances) é uma série de iniciativas – realizadas com seis revistas internacionais independentes, artistas, designers e chefs de todo o mundo – que tem o objetivo de apresentar uma visão original sobre o presente e o futuro dos alimentos.

“Under the Surface” (Sob a superfície) é uma ilha submersa projetada por Emiliano Ponzi, Accurat e Design Group Italia, pensada especialmente para o pavilhão 10 do Salão Internacional do Banheiro
Under the Surface / Imagem: Salotto NY

Já “Under the Surface” (Sob a superfície) é uma ilha submersa projetada por Emiliano Ponzi, Accurat e Design Group Italia, pensada especialmente para o pavilhão 10 do Salão Internacional do Banheiro. A instalação, imersiva e reflexiva, vai abordar o tema do uso consciente da água, destacar o impacto ambiental de ações cotidianas e reforçar a importância do papel que o segmento de móveis para banheiro pode exercer para que se estabeleça uma relação cada vez mais respeitosa com esse precioso recurso natural. Dados sobre o consumo global de água serão representados por reflexos de luz em movimento. Sempre de maneira dinâmica, serão ilustrados os progressos tecnológicos e produtivos do setor de banheiros para a preservação hídrica.

O percurso expositivo de 2024 vai surpreender quem já participou da feira em anos anteriores: os caminhos que levam à EuroCucina com FTK e ao Salão do Banheiro foram otimizados pelo estúdio Lombardini 22, graças à contribuição da neurociência e sob a filosofia do “ser humano no centro”, para torná-los mais simples, intuitivos e percorríveis com menos passos. Em prática, visitar todos os estandes das bienais vai significar percorrer 640 metros, em vez dos 1,2 km anteriores.

Para se orientar por todo o centro de exposições, foram desenvolvidas soluções interativas que ajudam a personalizar o percurso; um mapa também está disponível através de aplicativo. Quer evitar filas? É aconselhável usar os serviços digitais que ajudam a programar o momento de passar em cada estande, especialmente quando se trata dos mais concorridos.

Enfim, para quem estará em Milão, bom Salão do Móvel!

Paula Acosta 

 

 

Já segue a Conexão Décor?

Siga o  nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.

 

 

 

Tag: Salão Internacional do Móvel de Milão 2024

comentários

0 Ações
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TAMBÉM PODE GOSTAR