Saiba como a Arquitetura do Bem-Estar pode aliviar os efeitos da quarentena

0 Ações
0
0
0

Saiba como a Arquitetura do Bem-Estar pode aliviar os efeitos da quarentena.

  No ano passado estive na Itália fazendo uma especialização em Arquitetura do Bem-Estar e acredito que vários assuntos estudados podem ser aplicados nesse momento que estamos em isolamento social e recolhido em nossas casas.  

Mas antes de qualquer dica, o que seria Arquitetura do Bem-Estar?

Confesso que fui para Bolonha estudar sem saber muito bem o que ia encontrar e foi uma experiência muito rica ao estudar elementos conhecidos que fazem parte da arquitetura comercial, residencial e corporativa com outros olhos.

Primeiramente posso dizer que o bem-estar na cultura europeia, desde o período do Império romano, sempre esteve ligado as termas públicas.

Ambientes que homens e mulheres socializavam (porém em alas diferentes) em torno de banhos terapêuticos, exercícios físicos e ambientes de convívio.

Atualmente, se entende o bem-estar como uma condição física e psíquica que envolve não apenas a qualidade do espaço, mas também a condição da saúde física e mental humana.

Estão todos conectados, o espaço influencia no nosso corpo, que reage às condições do espaço.

Dito isso, o curso multidisciplinar se constituiu de nutrólogo esportivo, arquitetos, urbanistas, light designers, agências de tecnologia para imersão digital, historiadores, especialistas em spas e especialistas em centros esportivos.

Tudo isso para informar que um ambiente que possui qualidades terapêuticas envolve especialidades que se complementam em torno de um bem comum: o nosso corpo humano reagindo aos estímulos do ambiente construído.

Hotéis, spas e academias utilizam e lucram muito com conceitos que norteiam a ciência do bem-estar, que está ligada diretamente a estímulos cerebrais sensoriais que podem, sem dúvida alguma, serem aplicados nas nossas residências e ambientes de trabalho.

Sendo assim, resumidamente a arquitetura do bem-estar vai te auxiliar a vivenciar uma experiência “Wellness” para reduzir o nível de stress e angústia do isolamento social através de estímulos cerebrais ligados aos sentidos e aos nossos hormônios.  

 

Vamos nas dicas para melhorar a sua qualidade vida em tempos de quarentena!

  1. Cuidar da alimentação é importante para um equilíbrio nutricional. Evite dietas muito restritivas nesse período em que o stress se eleva, se alimente de tudo, porém em quantidades adequadas e não esqueça o exercício físico, que auxilia na liberação de hormônios importantes para a sensação de bem estar;

 

 

2. O olfato quando aguçado nos traz memórias, assim como o paladar, e também estimula sensações como relaxamento, concentração, assunto estudado pela aromaterapia.

Faça aquela comida que te lembre a infância, acenda velas aromáticas pela casa, use difusores elétricos com óleos essenciais para melhorar o sono ou a concentração no home office.  

 

 

3. Na visão, a luz é extremamente importante.

A nossa percepção muda de acordo com a intensidade e cor, isso influencia as nossas reações psíquicas, não à toa a cromoterapia é um dos elementos mais utilizados em centros de wellness.

Uma luz mais amarelada a noite traz relaxamento, enquanto uma luz branca na sua escrivaninha ajuda no foco ao trabalho.  

 

 4. Já o tato é a nossa percepção de conforto ao tocar tecidos macios, sentir com as mãos o design curvo de uma poltrona, de pisar em um tapete que te faz lembrar de uma viagem.

Investir em uma cama bem arrumada, mantas pelo sofá, com certeza vai te deixar ainda mais confortável em casa.

 

 

 5.   Audição é sim importantíssimo e em tempos de quarentena, principalmente para quem mora sozinho, o silêncio pode ser assustador.

Não abra esse gatilho, uma boa música ambiente ajuda a equilibrar o stress e a ansiedade.

 

 

Falar de Bem-Estar na casa é falar de cuidado consigo mesmo, de afeto, de conforto.

A casa cura!

Se cuide.

Fabiano Ravaglia  

 

Conheça nosso Pinterest! Repleto de imagens para te inspirar.

Você já conhece nossas outras redes sociais? Já segue o Conexão Décor?

Passa lá no nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades.  

TAG: Bem estar na quarentena

 

comentários

0 Ações
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TAMBÉM PODE GOSTAR