cozinha sala de jantar e estar integrados em apartamento
Fotografia: Lilia Mendel

Projeto equilibra sobriedade e personalidade em imóvel de 172m²

0 Ações
0
0
0
Hutan

Localizado no bairro de Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, um apartamento de 172m² passou por uma reforma completa assinada pela arquiteta Patty Coelho, do escritório Patty Coelho Arquitetura. Os proprietários, Alexander Cardoso e Michelle Fabrini, ambos do mercado financeiro, buscaram a arquiteta pouco antes de receberem as chaves do imóvel recém-entregue pela construtora. “Eles foram indicados por um cliente antigo do nosso escritório, que também é amigo e sócio do Alex”, conta Patty.

cozinha provençal
Fotografia: Lilia Mendel

O imóvel, uma unidade do tipo “junção”, em que a construtora integra dois imóveis. A planta já havia sido modificada previamente pelos proprietários. O piso escolhido por eles foi mantido no projeto pela arquiteta. O casal desejava um lar preparado para a chegada de filhos no futuro e, em especial, uma cozinha em estilo provençal em harmonia com uma atmosfera contemporânea.

sala de jantar com mesa e sala de estar de apartamento reformado
Fotografia: Lilia Mendel
quarto com home-office
Fotografia: Lilia Mendel

Todos os ambientes foram renovados por Patty, com exceção dos dois quartos destinados aos futuros filhos, que ficaram sem mobília, mas receberam infraestrutura completa, incluindo ar-condicionado, cortinas, iluminação e pontos de elétrica planejados para o layout futuro.

A varanda foi incorporada à área social, transformando-se na atual sala de jantar e ampliando o espaço de convivência do apartamento, que passou a contar com sala de estar, jantar e cozinha integradas, suíte de hóspedes com home office, dois quartos sem mobília, dois banheiros sociais e suíte do casal com closet.

sala com poltrona Caati em verde e mesa de cento vinho
Fotografia: Lilia Mendel
cozinha sala de jantar e estar integrados em apartamento
Fotografia: Lilia Mendel

Sobriedade e personalidade foram equilibradas para criar uma casa contemporânea, de base atemporal, enriquecida por toques de estilo e cores marcantes em pontos estratégicos. Quase todo o mobiliário foi renovado, somente o sofá, trazido do imóvel anterior, foi mantido.

Entre as peças de design assinado, destacam-se as cadeiras de jantar Bossa e as luminárias pendentes Mush, de Jader Almeida; as banquetas altas Medalhinha, de Lucas Bond; a mesa de jantar Lineare, do Studio Sette; e a poltrona Caati em verde, de Roberta Banqueri, em composição com a mesa de centro vinho da Lattoog.

poltrona Caati em verde
Fotografia: Lilia Mendel

Minha curadoria funciona sempre como um ‘garimpo’. Gosto de misturar marcas e designers a fim de criar um resultado único, cheio de personalidade e que fuja do padrão de casa-showroom”, explica Patty.

marcenaria
Fotografia: Lilia Mendel
quarto de casal com cama, mesa de cabeceira
Fotografia: Lilia Mendel
banheiro com marcenaria
Fotografia: Lilia Mendel
banheiro com marcenaria
Fotografia: Lilia Mendel

A base da paleta de cores é formada por cinza claro e madeira natural clara, servindo como ponto de partida neutro para a inserção de detalhes e cores que trazem personalidade aos ambientes. As marcenarias desenhadas pelo escritório incluem forrações em madeira Rovere Catedral na sala, melamina Nocce Autunno, da Bontempo, no quarto do casal, e roupeiros em laca branca fosca. O piso de porcelanato Beats Ash, da Portobello, com efeito terrazzo veneziano, instalado pela construtora a pedido dos moradores, foi mantido pela arquiteta em todo o apartamento, com exceção dos banheiros, que receberam novos revestimentos.

cristaleira em serralheria preta
Fotografia: Lilia Mendel
cristaleira e cozinha provençal
Fotografia: Lilia Mendel
cristaleira em serralheria preta em sala de estar
Fotografia: Lilia Mendel
mesa vinho em sala de estar
Fotografia: Lilia Mendel
cozinha provençal
Fotografia: Lilia Mendel
marcenaria provençal em cinza em cozinha
Fotografia: Lilia Mendel

Entre os destaques da área social estão a cristaleira em serralheria preta, que integra adega e cervejeira em um único elemento com portas de correr e ventilação lateral; os espelhos bisotados com molduras em marcenaria, que ampliam o espaço e duplicam a paisagem; e a mesa de centro vinho, que funciona como ponto de cor e elemento marcante da sala. Na cozinha aberta para a sala, a marcenaria provençal em cinza equilibra neutralidade e personalidade, enquanto as banquetas com assento e encosto em palhinha reforçam o estilo farm do ambiente.

duas mulheres, sendo uma sentada, e um homem
Arquiteta Patty Coelho e os moradores Alex e Michelle | Fotografia: Lilia Mendel

O estilo da decoração do apartamento é contemporâneo, e o tempo total entre elaboração, aprovação e execução do projeto, incluindo a finalização da decoração, foi de oito meses e meio.

mulher morena sentada em uma poltrona verde
Arquiteta Patty Coelho | Fotografia: Lilia Mendel

O maior desafio deste projeto foi convencer os clientes a usar cores marcantes em pontos estratégicos. A maioria das pessoas adora nas fotos, mas hesita antes de levar para casa”, finaliza a arquiteta Patty Coelho.

Projeto:  Patty Coelho Arquitetura
Fotógrafa: Lilia Mendel

Já segue a Conexão Décor?

Siga o  nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.

Celina Mello Franco

 

 

 

 

TAG: reforma geral, apartamento, cozinha provençal, cores fortes

 

comentários

0 Ações
Deixe um comentário
TAMBÉM PODE GOSTAR