Onde os sonhos encontram sua morada? Onde flertam com a fantasia, o lúdico e a poesia? A resposta se revela no Quarto dos Sonhos, um espaço de 58 m² projetado pelo escritório PN+ | Paula Neder Arquitetura na CASACOR Rio que acontecerá de 9 a 26 de outubro, no Shopping Fashion Mall. No quarto, onde leveza e aconchego se entrelaçam, o ambiente é transformado em um verdadeiro refúgio para sonhar.
“O tema Semear Sonhos desta edição está no coração do nosso conceito. Mais do que um cômodo, o espaço foi pensado como um santuário particular: um lugar onde o mundo exterior passa a segundo plano e o foco é relaxar, recarregar e se reconectar consigo mesmo, em uma imersão de conforto absoluto”, explica Paula Neder.

O estilo contemporâneo com alma carioca se manifesta no layout, mobiliário e adornos, marcado pela predominância de tons claros e neutros, além de texturas e listras que percorrem o espaço com delicadeza.
“O espaço reúne barro, cerâmica, renda, linho, madeira, estopa e pedras em composição harmônica”, enumera a arquiteta.



Para criar um percurso fluido, o Quarto dos Sonhos foi setorizado em varanda integrada ao ambiente principal, área de estar e escrivaninha para momentos de pausa e criação, cama central com banheira integrada e área reservada do banheiro separada por cortinas.

O projeto une conforto e tecnologia de ponta, com móveis de design e marcenaria planejada em tons amadeirados, que garantem organização sem comprometer o charme do ambiente. Esses elementos dialogam com o piso Carvalho Viena e o Travertino Coliseu, equilibrando nostalgia e sofisticação.
“Acima de tudo, o projeto valoriza os vazios, a paz e o equilíbrio, pois acreditamos que os sonhos precisam de espaço em branco para que a imaginação possa voar”, avalia Paula.



A “caixa dos sonhos” inclui ainda papel de parede com textura de linho levemente listrado, que se prolonga pelo teto; cabeceira funcional, de ponta a ponta, para apoiar pequenos objetos do dia a dia — cerâmicas, quadros, livros e vasos de plantas; tapete macio, no qual o pé afunda com prazer; e paisagismo generoso plantado em vasos. Neste refúgio dos sonhos, a Trousseau não poderia faltar. Sinônimo de desejo em toalhas, roupões e roupas de cama, a marca reúne sofisticação, qualidade e riqueza de detalhes em cada produto. Além desses itens, o ambiente conta com roupas de dormir, velas, essências de banho, difusores, depurador, cestos e caixas de palha.

“Para renovar a experiência do visitante, as roupas de cama serão trocadas a cada 15 dias, apresentando diferentes estilos”, revela a arquiteta.





Paredes e teto foram preenchidos com obras de arte e peças de artesanato, com produção quase exclusiva, valorizando manualidade e beleza em cada detalhe. Entre as obras desenvolvidas especialmente para o quarto, destacam-se: as aquarelas, cantados, desenhos e pensamentos da artista e ilustradora Pat Lobo; e a instalação “Onírica” em estopa trançada da designer têxtil Ana Vaz, que se espalha sobre a cama e pelo painel ripado de marcenaria, lembrando uma nuvem. Não menos importantes, merecem destaque o trabalho artesanal das Bordadeiras do Curtume e das Rendeiras da Aldeia, além da obra Night Grass, de Gustavo Prado, em espelho e tinta automotiva.

A luz é tratada de forma poética e cuidadosa, com nichos de lonas tensionadas que simulam janelas e modulam a claridade, desdobrando-a suavemente pelas cortinas de gaze de linho e persianas translúcidas.

“O Quarto dos Sonhos é um espaço onde o morador se sente abraçado em todos os momentos do dia por suas referências, vivências, prazeres e comodidades. Pensamos em um ambiente (quase) completo, sob medida para viver bem, com estilo, memórias e afeto”, finaliza Paula Neder.
Projeto: PN+ | Paula Neder Arquitetura
Fotógrafo: Denilson Machado | MCA Estúdio
Paisagismo: Horto Girassol
Produção visual: Simone Raitzik
Já segue a Conexão Décor?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Celina Mello Franco
TAG: CASACOR Rio 2025, Quarto dos Sonhos, Paula Neder