Passo a passo: como montar um terrário em casa
4 dicas para levar o verde para o lar sem utilizar grandes espaços
Com o sucesso das urban jungles, muitas pessoas se viram frustradas por não conseguirem manter flores e plantas em suas casas, seja por falta de tempo, ou até mesmo por falta de espaço. Para suprir essa necessidade e possibilitar a inclusão do verde independente das limitações, os terrários foram ganhando destaque e o carinho dos jardineiros amadores.
Mas afinal, o que é um terrário? Ele é um pequeno jardim montado de forma delicada e criteriosa dentro de um recipiente, seja aberto ou fechado, geralmente de vidro.
A base de um terrário começa sempre com pedras, pedriscos ou cascalhos, seguido de uma ou mais camadas de terra ou de areia. As espécies de plantas podem variar de acordo com a finalidade e se o terrário vai receber iluminação natural direta ou difusa.
Além de serem uma ótima opção para quem dispõe de pouco espaço ou tempo, os terrários também são muito fáceis de fazer, com um processo simples e bastante relaxante para quem quer curtir um tempo em contato com a natureza, sem sair de casa. Para montar o seu próprio terrário, basta seguir o passo a passo:
-
Separe um recipiente para a montagem do terrário. Pode ser um aquário, adquirido em lojas especializadas, ou até um vaso de flores.
-
Com o recipiente em mãos, faça uma base de pedrinhas tipo granitina. Em seguida, abra pequenos espaços para as plantas. A principal espécie indicada são as suculentas, que precisam de pouca quantidade de água.
-
Plante as suculentas (ou a espécie de sua preferência) com um pouco de terra adubada. Com uma pazinha ou colher, coloque a granitina ao redor delas para que fiquem firmes. O número de plantas vai depender do tamanho do recipiente.
-
Para finalizar, decore com pedras, seixos de rio, lascas de rocha, cascas de pinus e de dolomitas, de acordo com a sua preferência. E está pronto o seu terrário!
Para manter o terrário sempre bonito, é indicado regar com um pulverizador uma ou duas vezes por semana, limpando a parte de dentro do recipiente com um pano seco ou papel toalha. E, se possível, mantê-lo próximo de uma janela para absorção de luz e calor.
Já segue a Conexão Décor?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Conheça também nosso Pinterest, repleto de imagens para te inspirar.
Celina Mello Franco