Os azulejos de São Luís compõem um dos patrimônios culturais mais belos da cidade.
Eles são encontrados nas fachadas das casas antigas, localizadas no centro da cidade, bem como foram e ainda são utilizados em igrejas e na decoração interna dos casarões, como tapetes, painéis, dentre outras formas.
São Luís é poesia.
Vista de cima, de baixo, de todos os lados.
Os sobrados, eiras, beiras, telhados, portas e janelões se abrem para uma viagem sempre emocionante a um passado colonial que deu importantes títulos à cidade.
Em 1996 São Luís virou Patrimônio Mundial da Humanidade.
A cidade foi fundada por franceses, invadida por holandeses mas colonizada por portugueses. Que disputa!
Conta a história que, durante a construção de São Luís, os portugueses resolveram revestir as fachadas com azulejos pois era o material que mais atenderia as condições climáticas da região. Ou seja, resistente ao verão muito forte e a muita chuva do verão chuvoso, funcionando como um isolante térmico.
Dessa forma, os ambientes internos ficam mais frescos e mais agradáveis.
Os portugueses se dedicaram à produção de azulejos, utilizando técnicas diferenciadas e trabalho manual.
Eles também trabalharam em prol de uma construção visual, de forma que um painel com o mesmo azulejo colocado em determinadas posições possa ser visto de várias formas.
Foi no século XVIII, período colonial, que os azulejos lusitanos começaram a chegar à capital maranhense, para enriquecer a estética das casas da burguesia e os prédios comerciais.
O Museu Histórico e Artístico do Maranhão (Museu de Artes Visuais), localizado na Rua Portugal, Praia Grande, contém o maior acervo de azulejos em exposição. Todos são provenientes de doações.
A cidade preserva o maior aglomerado urbano de azulejos dos séculos XVIII e XIX, em toda a América Latina.
Assim, essa cultura material ludovicense, respeitada mundialmente, resgata a identidade e memória de seu povo, retrata beleza e desperta orgulho nas pessoas que valorizam a história.
Vale a pena conhecer São Luis.
Celina Mello Franco
Liliane Abreu
2 comments
Bom dia, estive visitando São Luís e me apaixonei pelos azulejos. Estou construindo minha casa e comprei uma pia que parece uma mini fonte, mas gostaria que tivesse uma moldura em azulejos estilo português. Amo minha arquiteta, mas como moro no Rio Grande do Sul e sou nordestina fica difi6pra ela captar essa ideia, pelo amor de DEUS me dêem um help
Olá Joana.
Enviamos um e-mail com a dica que vc nos pediu.
Espero que de tudo certo.
Obrigada pela visita.
Volte sempre.