O sempre atual estilo retrô!
Não tem como negar, a década de 50 marcou o mundo com suas formas, cores e muito estilo.
Num bate-papo rápido sobre os famosos “anos dourados”, não é difícil encontrar alguém que gostaria de ter vivenciado essa época tão mágica, seja pela moda, música, ou pelos carrões que rodavam pelas ruas mundo afora.
E os móveis e eletrodomésticos robustos, então? Já nasciam com design único e moderno para a época.
Inspirados nessa febre do retrô, atualmente esse estilo de decoração está super em alta e vem ganhando adeptos a cada dia seja por quem está querendo comprar imóveis ou já tem um.
Uma das vantagens desse tipo de decoração é que é possível reaproveitar móveis antigos, sejam eles herdados da vovó ou garimpados dos famosos “mercados das pulgas”.
Mas, se você prefere os novinhos em folha, saiba que é possível ainda, comprar móveis e eletrodomésticos inspirados nesse design, só que muito mais modernos, e lógico com garantia de fábrica e cheirinho de novo.
Como tudo começou
Os anos 50 foram uma total revolução em todos os sentidos, e também no ramo de decoração.
Dez anos antes o mundo vivia os horrores da Segunda Guerra, e consequentemente, a economia não estava lá essas coisas. Quando a paz voltou a reinar, houve a necessidade de renovar as forças em todos os sentidos.
Nos anos 50, os Estados Unidos despontaram como uma nação potente e a indústria moveleira deu o pontapé inicial, saindo da “caretice” e trazendo mais cores, formas e misturas para as casas.
Surgiram os pés palitos, os móveis coloridos, puxadores saíram de cena, entre outras características.
Em outras palavras, a decoração ganhou ares mais modernos e futurísticos, uma vez que as linhas dessa época são muito mais parecidas com as de hoje em dia, do que os da década de 30 e 40, por exemplo.
O Estilo Retrô é uma releitura do vintage, com a diferença que normalmente são “zerados”, ou seja, fabricados e vendidos novinhos em folha.
Para decorar a casa com esse estilo uma coisa é imprescindível passear em todos os estilos.
Saber combinar cores com a mobília também é um detalhe importante, até mesmo para não deixar a decoração muito carregada e dar destaque às estrelas da casa – os móveis retrô, é claro -.
E para começar uma boa dica é investir em móveis com aqueles pés fininhos, popularmente conhecidos como palito.
Os pés palito além de darem charme à decoração, dão ar de modernidade e espaço, uma vez que são muito mais compactos, finos e normalmente mais altos. Nesta ideia, a decoração ganhou cores através dos detalhes, saída muito utilizada naquela época também.
O mais legal desse estilo é que garimpar e reaproveitar móveis antigos além de garantir economia, ainda possibilitam viajar no tempo e ficar imaginando as histórias que cada um possui.
Para a sala de estar, poltronas e sofás com design mais “divertido” ganham destaque.
Aqui vale a ideia do contraste.
Cores mais neutras nas paredes e tapetes, e nos sofás, poltronas e almofadas, explosão de cores.
Note que nesta decoração quem impera são mesmo os pés palito.
Para mergulhar neste universo é bom investir em peças decorativas que remetam à época, como quadrinhos de Pin-Ups, marcas famosas como a Coca-Cola e etc.
Uma alternativa boa para aqueles que estão em busca de casas para alugar, uma vez que nesse caso não há tanta liberdade para modificar paredes, mas plantinhas, quadros e os móveis podem sim dar vida à decoração.
Também é possível deixar o ambiente mais neutro, brincando um pouco com os móveis, ladrilhos e papeis de parede.
No mercado há opções bem variadas de estampas com linhas, formas geométricas e texturas, bem presentes nos anos 50.
Olhe esses exemplos:
Para SEGUIR O ESTILO:
Celina Mello Franco
Liliane Abreu