O poder das cores no ambiente, foi o tema escolhido para o post das nossas colunistas convidadas, Tássia e Thaisa Pereira, do TT Interiores.
Muito mais do que decorar, a cores têm um papel fundamental para criar uma atmosfera acolhedora e alegre, sendo um dos principais fatores de como nos relacionamos com nosso ambiente e qual a sensação transmitida, e, se aplicadas corretamente, podem até mesmo influenciar no humor.
A primeira coisa a ser definida quando falamos em cores nos ambientes é a paleta, o conjunto de tons que serão utilizados no seu espaço.
Por meio dessa escolha é possível fazer combinação e harmonização de cores, definir o estilo do seu projeto e até mesmo, dos materiais que combinam com os tons escolhidos.
A base para essa escolha leva em conta as cores primárias, secundárias e terciárias, bem como as harmonizações com os tons complementares, análogas e complementares decompostas.
Você sabia que nem todos tem a mesma percepção sobre as cores, as pessoas que trabalham com arquitetura, design ou é artista gráfico por exemplo, conseguem discriminar muito mais tons ou matizes do que outras profissões.
A percepção também pode está relacionada a treinamento, a memória e aprendizado.
Separamos alguns ambientes com dicas em como usar a cor para que você possa se inspirar.
Livings e cozinhas
Livings, cozinhas e outros ambientes sociais podem ter toques mais fortes, criando uma atmosfera alegre nesses espaços. Amarelo, turquesa, roxo, vermelho e outras cores podem ser exploradas, mas com atenção. Sempre indicamos escolher um tom para que o local não fique sobrecarregado visualmente.
Nessa sala assinada pela arquiteta Fernanda Marques o amarelo predomina e ilumina ainda mais o local, com boa incidência de iluminação natural graças às grandes janelas de vidro.
Olha só que linda que ficou essa cozinha assinada pela arquiteta Camila Klein. No local a profissional criou um décor exclusivo e de personalidade, apostando no vermelho. Repare que a bancada e as parede possuem tom mais claro e suave.
Lavabos
Por ser pequeno, o lavabo é um ótimo local para explorar cores. Nesse, assinado por Marilia Zimmermann, o verde e o rosa foram as apostas, e deixaram o espaço alegre e divertido.
Áreas externas
Que tal explorar as cores também nos ambientes externos? Aqui o arquiteto David Bastos escolheu o roxo para dar identidade e criar um mood descontraído ao local.
Quartos
Nos quartos, por exemplo, o ideal é ter cores neutras, já que esse é um espaço para relaxar e descansar. Cores muito fortes podem não transmitir sensação de relaxamento, o que esse ambiente merece. Opte por uma paleta com tons de azul, verde, branco, rosa ou cinza.
Caso o morador goste de cores mais fortes e queira usá-la também nos quartos, uma dica para não deixar o ambiente pesado e cansativo é usar o tom mais forte numa altura mais baixa, como no projeto, assinado pelo escritório Todos Arquitetura.
Esperamos que tenham gostado do tema.
Já segue a Conexão Décor nas redes sociais?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Conheça também nosso Pinterest, repleto de imagens para te inspirar.