Uma casa de vila é o sonho de muitos moradores da cidade de São Paulo. Os clientes pediram ao escritório M ao Quadrado Arquitetura para ajudá-los nesta busca. Após muita pesquisa e visitas, acharam o imóvel desejado, uma casa de 240 m² no bairro do Paraíso.
A ideia inicial de reformar todo o imóvel foi descartada após os arquitetos realizarem vários estudos e perceberem que a demolição seria o melhor caminho, pois teriam muito mais ganho com uma planta nova valorizando a luminosidade.
Desta forma, o projeto foi desenvolvido com grande liberdade de escolha das formas e dos materiais. A casa ganhou um piso térreo com lavabo, living e home-office, além de uma cozinha integrada, despensa e suíte com um belo jardim.
Na construção, as vigas de estrutura metálica ficaram aparentes, proporcionando uma atmosfera mais rústica. Uma estante foi desenhada sem fundo, para que os moradores pudessem observar as ripas que envolvem o living e a sala de jantar.
No primeiro andar, está o quarto principal com suíte, o closet, a suíte de hóspedes, bem como o acesso ao rooftop e à área de serviço. Nos banheiros foram instaladas claraboias que ao mesmo tempo em que enfeitam, garantem um melhor fluxo de ar e de luz.
A suíte master, habitada pelo morador, ficou voltada para a frente da casa, como uma solução para ganhar mais ventilação natural. O projeto apostou em janelas do tipo “fita” para não comprometer a fachada.
Placas de vidro autoportantes foram usadas na circulação, visto que não exigem o uso de caixilhos, deixando o espaço mais elegante e sofisticado ao garantir total transparência.
O layout integrado do rooftop com 75 m², também no andar superior, recebeu uma hidromassagem, uma churrasqueira e um grande espaço para confraternizações com muito charme e conforto.
Projeto: M ao Quadrado Arquitetura
Fotografia: André Mortatti
Já segue a Conexão Décor?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Celina Mello Franco