Quando a carioca Maria Campos (31 anos, administradora) decidiu trocar o Rio por São Paulo, em maio de 2020, seu marido Ricardo (34 anos, administrador) já tinha se estabelecido na capital paulista por causa do trabalho. Com a chegada dela, os dois decidiram alugar esta cobertura linear de 85m2, no Brooklin, com a ideia inicial de conhecer o bairro e a cidade, antes de comprar um imóvel. Originalmente com um quarto e um banheiro, o apartamento dobrou o número de cômodos após a reforma.
Tudo aconteceu naturalmente, já que com o tempo, o casal sentiu necessidade de se mudar para um apartamento com dois quartos, onde pudessem receber e hospedar os amigos e a família, que não moram em São Paulo. Foi então que Maria pediu ajuda ao irmão mais velho Gustavo Prado e sua esposa Ana Luisa Cairo, arquitetos e sócios no escritório carioca A+G Arquitetura. Após visitarem vários imóveis, sem sucesso, a proprietária da cobertura alugada no Brooklin comunicou sua intenção de vendê-la e o casal de inquilinos aproveitou oportunidade.
Como a cobertura só tinha um quarto e um banheiro, os arquitetos fizeram um estudo para ver a viabilidade de transformá-lo em um imóvel de dois quartos e dois banheiros, sendo um social e outro na suíte do casal. Deu certo. “Além de incluir uma suíte na planta, a Maria e o Ricardo nos pediram para integrar a sala com a cozinha e a área externa, deixando apenas a área de serviço fechada”, conta o arquiteto Gustavo.
“A área externa também foi totalmente reformada para receber um espaço gourmet confortável, uma banheira de hidromassagem maior do que o modelo existente no imóvel e bastante vegetação, remetendo ao clima carioca”, acrescenta ele.
Segundo os arquitetos, no geral, a ideia do projeto foi criar um apartamento contemporâneo, com elementos de uma arquitetura mais cosmopolita, rodeado de muito verde e materiais naturais para deixá-lo mais aconchegante. Para reforçar o aspecto urbano do projeto, eles tiraram partido das vigas existentes, que ficaram aparentes, e deixaram o pé-direito o mais alto possível, promovendo a entrada de bastante luz natural em toda a área social.
Além disso, trabalharam com uma base neutra, tendo como principais elementos o concreto, a madeira, o branco e o verde da vegetação. “Esses materiais se repetem em todos os ambientes para criar uma unidade visual ”, revela Ana Luisa.
Cada material cumpre uma função no projeto: o concreto traz um ar contemporâneo e cosmopolita, a madeira dá sensação de aconchego, o branco valoriza a luz natural e a vegetação evoca a natureza carioca no apartamento.
Como o casal tem cachorro em casa, na área interna foi usado piso vinílico no padrão madeira, com paginação em espinha-de-peixe. Já o piso da área externa foi revestido com porcelanato cinza, no mesmo tom da textura de cimento, presente no deck, na ilha da cozinha e nas vigas aparentes. Por fim, a parede da TV da sala e a parede da área gourmet foram cobertas com tijolinho branco, trazendo textura e aconchego para os dois ambientes, e a folha natural de freijó foi a escolha para a marcenaria sob madeira da cozinha.
Na decoração, algumas peças do acervo dos clientes foram mantidas, como a mesa e cadeiras de jantar, a poltrona e a mesa de centro, que já tinham sido selecionadas pelos próprios arquitetos no primeiro projeto do apartamento, quando ainda era alugado.
As demais peças de mobiliário são novas e as escolhas foram norteadas a partir dos móveis existentes. O sofá, com design mais leve e tecido natural, e o pufe estofado com tecido bouclê (ambos assinados pelo designer Fernando Jaeger), por exemplo, trazem textura e aconchego para a sala.
Já as banquetas altas têm uma linguagem mais industrial, que dialoga bem com o desenho da marcenaria da cozinha. Na área externa, a mesa de granilite com pés de aço (também do designer Fernando Jaeger) e as cadeiras de ferro verdes revelam um design leve, deixando em destaque o paisagismo ao fundo.
“Nosso maior desafio neste projeto foi redefinir o layout para acrescentar ambientes novos, sem comprometer o conforto. Apesar de termos criado mais um quarto e mais um banheiro, a sensação é de que, curiosamente, o apartamento ficou mais amplo do que era. A integração da cozinha com a sala e o uso de esquadrias que permitem deixar o vão entre a área externa e interna totalmente aberto, contribuíram para aumentar a sensação amplitude”, finaliza o arquiteto Gustavo Prado.
Projeto: Arquitetos Ana Luisa Cairo e Gustavo Prado
Escritório: A+G Arquitetura
Fotografia: Juliano Colodeti, do MCA Estúdio
Já segue a Conexão Décor?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Celina Mello Franco