Novo lar para a nova fase da vida do casal Arthur e Mari.
O casal, já em uma outra fase da vida, procurava um novo lar que atendesse às suas novas necessidades.
Quando Arthur (um ambientalista) e Mari decidiram trocar a sua casa de vila de três andares em Copacabana por um apartamento mais compacto em Ipanema, eles buscavam não apenas uma mudança de endereço, mas uma transformação em seu lifestyle.
“Como o casal vinha de uma casa de vila, eles tinham dúvida se um apartamento menor ia dar conta do que eles desejavam para esse momento da vida deles. Mas à várias mãos, conseguimos casar o desejo do casal com um apartamento conectado, acolhedor e aconchegante“, diz Fernanda Zeitune da Janeiro Arquitetura.
Com uma solução criativa para respeitar as memórias da família, a arquiteta Fernanda Zeitoune atendeu ao principal pedido dos moradores do apartamento de 120m²: dar mais espaço aos três banheiros, apesar das limitações estruturais do edifício. Isso incluiu a ampliação do banheiro da suíte principal, a criação de um lavabo de 1,50m² e a transformação do banheiro social em uma segunda suíte, resultando em um extenso trabalho de reconfiguração da planta original.
Um dos pontos altos do projeto é a integração dos ambientes. “Quando removemos o corredor, o apartamento ganhou uma fluidez entre a sala de estar, de jantar e o escritório. Cada detalhe foi pensado para refletir a personalidade do casal”, diz a arquiteta.
Por ser compacta, o layout da sala de estar foi um desafio. A solução foi uma combinação inteligente de elementos que maximiza o ambiente. A estante para a TV, junto a um sofá em “L”, cria um living espaçoso. A mesa de centro Z permite uma circulação mais fluida. O banco e a poltrona de Aristeu Pires junto ao sofá, formam um canto ideal para conversas.
“Quando todas as portas estão abertas, temos integração desde a varanda, o que promove um ótima profundidade ao apartamento, que foi evidenciada pelos quadros em linha, do Thomaz Velho, além da ventilação cruzada”, explica Fernanda.
Integrada à sala de estar e ao escritório por meio de portas camarão, a sala de jantar tem um buffet, com nicho para a adega e gavetas com divisórias. A mesa oval e as cadeiras de Fernando Jaeger criam um espaço caloroso para longas refeições. Já as esquadrias da varanda possuem detalhes em brise-brise, acrescentando um toque de charme e versatilidade.
A decoração mistura elementos clássicos com móveis contemporâneos criando um ambiente que remete ao aconchego de uma casa. O uso de cores nas portas e na marcenaria, o projeto de iluminação, com uma combinação de spots direcionais e luz indireta, foi pensado para criar cenários diversos e valorizar as obras de arte e a arquitetura do ambiente.
Outro destaque do apartamento é a varanda gourmet, que mantém viva a tradição de receber a família para almoços de domingo, algo importante para o casal sulista que não dispensa uma churrasqueira. Já a cozinha possui um piso xadrez e uma marcenaria que remete ao clima rural.
O quarto de hóspedes, no novo lar, foi projetado para receber a filha mais nova do casal e sua neta de dois anos. A cabeceira com lambri em madeira freijó, complementada por mesas de cabeceira acopladas, e o “cantinho dos netos”, com quadros e uma cabaninha, criam um ambiente lúdico, perfeito para a diversão da família.
Na suíte do casal, as duas cabeceiras sobrepostas, uma com lambri em laca branca e a outra acolchoada de couro, dão um toque de sofisticação e conforto. A marcenaria inclui armários com portas em palha natural para ventilação, laca branca e puxadores de madeira, que seguem a estética dos demais cômodos. “O quadro bordado em miçangas da artista Mucki Skowronski adiciona delicadeza e reflete o estilo e a sensibilidade da cliente”, comenta a arquiteta.
O home office, um espaço dedicado ao Arthur, acomoda até duas pessoas e possui gavetas divididas para organização e tomadas embutidas na marcenaria, o que melhora a eficiência na hora do trabalho. A bancada, principal local do ofício, foi posicionada sob a janela justamente para aproveitar a luz natural. Um sofá cama permite receber visitas, do jeitinho que a família gosta.
Projeto: Arquiteta Fernanda Zeitune / Janeiro Arquitetura
Fotografia: Andre Nazareth
Já segue a Conexão Décor?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Celina Mello Franco