Eu estava passeando pela internet, assim disfarçando, na tentativa de encontrar uma matéria legal pro Conexão Décor.
Me deparei com esse site incrível sobre mobiliários urbanos! Cada um mais arrojado que o outro!
Também, pudera, pois pelo que pude ler, a maioria do mobiliário urbano pelo mundo foi criado por designers famosos e incensados !
E se ainda não são famosos e incensados, já já o serão!
O termo “Mobiliário Urbano” é auto explicativo, concordam?
Mas ainda assim roubei uma pequena definição do wikipédia que diz assim: Mobiliário Urbano é o termo que designa os objetos e equipamentos instalados nas ruas e estradas para diversos propósitos.
E será exatamente nesses “diversos propósitos” que vou me agarrar com unhas e mobiliários pra escrever essa matéria pra vocês.
Todos nós sabemos que as cidades são pensadas para os carros em primeiro lugar e para as pessoas em vigésimo lugar!
Se você quiser provar isso por si mesmo, tiver espírito aventureiro e gostar de adrenalina, é só dar uma pequena volta com a sua bike fora da ciclovia!
Emoção pura!
Dentro dessa perspectiva de mobiliários para a comunidade esbarrei com a palavra “parklet” e qual não foi minha enorme e agradável surpresa quando descobri que sempre amei os “parklets”!
Você também deve amá-los.
Parklets são essas intervenções urbanas que pensam a cidade como um lugar agradável para o encontro de pessoas…unindo vários motivos.
Um delicioso foi feito no Leblon, em parceria com a Satrapia e a iniciativa passou-se a chamar de “Parada Carioca – Cidade para Pessoas”
Agora, depois de devidamente relaxados nesses “parklets” ma-ra-vi-lho-sos, vamos seguir viagem para conhecermos mais um pouquinho de mobiliários urbanos que estão aí pelo mundo!
Obras de verdadeiros gênios do design e da arquitetura abençoados pela criatividade e pela ousadia e que estão ali, bem no meio de uma calçada, de um parque, num ponto de ônibus nos tirando da mesmice e nem nos damos conta e infelizmente são muito grandes pra gente pegar colocar na bolsa e levar pra casa! … Infelizmente! Mas que dá vontade dá!
“The Union Family quebra os limites do design tradicional do banco público. Cada peça desta coleção segue o impulso do designer Jangir Maddadi.
Conceber um espaço público ou privado com produtos da Família União promete a assinatura JMDB curvatura orgânica e uso criativo de materiais, personalizados para atender às suas necessidades.
Estes bancos são criados para dar aos seus usuários a liberdade de sentar e socializar em um ambiente confortável. Qualidade, força, beleza absoluta e a imaginação da JMDB dão à Família União sua própria identidade.”
Patricia
Tag: Mobiliário Urbano