Tons de cinza claro e areia, formas orgânicas e arredondadas e ares de galeria de arte definem o décor do Living Origem, com 68m2, assinado pelo arquiteto David Bastos na CasaCor Rio 2023
A CasaCor Rio 2023 acontece, pela terceira vez consecutiva, no Instituto Brando Barbosa, desta vez em formato de hotel boutique, com muitas salas de convivência, suítes espaçosas e bangalôs no jardim.
O arquiteto David Bastos, do escritório DB Arquitetos, assina o living principal da mostra, um espaço generoso de 68m2 que ele batizou de Origem pela presença significativa de obras de arte de artistas da Bahia, estado onde foi criado.
“Quando visitei a propriedade, o living foi o ambiente que mais me passou emoção”, conta ele. “Como a casa principal é tombada, conservamos a estrutura original para valorizar ainda mais sua história. Depois, aplicamos nas paredes uma textura que remete à areia de praia e tem tudo a ver com o Rio de Janeiro”, acrescenta ele.
Por se tratar de um hotel boutique, o living Origem foi projetado para acolher e conectar os hóspedes, mas sem parecer um lobby tradicional. Sua decoração segue o estilo contemporâneo e tira o máximo de partido da luz natural que invade o espaço através das janelas altas e imponentes.
No quesito design, as formas orgânicas dominam a cena através de sofás, poltronas, mesas e bancos curvos e arredondados. Já a paleta de cores passeia por tons de cinza claro – presentes, sobretudo, nos estofamentos, tapete principal e móveis de mármore natural, com detalhes em bronze que acrescentam um toque de sofisticação ao conjunto.
As cores aparecem de forma pontual, com destaque para o tapete estreito alaranjado feito sob medida pela Phenicia (que contorna uma parte do tapete principal), alguns poucos adornos, a tapeçaria anos 70 do artista Carybé e a pintura original das portas e rodapés, em azul acinzentado, com detalhes rosados.
O design brasileiro também está bem representado no projeto: a mesa de centro em pedra leva a assinatura de Simone Coste, o móvel-bar é dos Irmãos Campana e as esculturas de papelão reciclado são criações de Domingos Tótora. Já a mesa de jantar e o banco esculpidos em granito e a mesa lateral de bronze foram desenhados pelo designer Lucas Recchia.
Outro ponto alto do projeto são as obras de arte de artistas brasileiros consagrados, especialmente baianos e mineiros, que contaram com a curadoria da Galeria Paulo Darzé. Destaque para as duas gravuras de Almandrade, a escultura em bronze patinado e a tapeçaria colorida de Carybé, a escultura em aço de Tunga (com 1,76m, fixada na parede), a escultura em aço inox de Waltercio Caldas (Parábola Dois Pontos, com 3,3m, também fixada na parede) e a fotografia Constantino de Fernando Torquato (em preto e branco).
Arquiteto: David Bastos
Escritório: DB Arquitetos
Fotografia: MCA Estudio / Denilson Machado
CASACOR RIO 2023
- Período: de 15 de agosto a 15 de outubro de 2023
- Horário: de terça a sábado, das 12h às 21h; domingos e feriados, das 10h às 20h
- Local: Rua Lopes Quintas, 497 – Jardim Botânico.
- Informações: (21) 2512-2411
- Ingresso inteiro: R$ 90,00
- Meia entrada: R$ 45,00
- Crianças até 10 anos não pagam. Idosos acima de 60 anos, estudantes com carteira oficial, deficientes (e um acompanhante) e professores das redes pública e privada (desde que apresentem documento válido com foto) pagam meia entrada.
Já segue a Conexão Décor?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Celina Mello Franco