Uma visita imperdível!
A loja Hermès Rive Gauche, inaugurada no final de 2010 ocupa um prédio tombado com um espetáculo de restauro e design.
Se instalou em um emblemático ponto da história parisiense, e transformou um local totalmente esquecido em uma loja conceito, sofisticada e inspiradora.
A antiga piscina do Hotel Lutetia, tem uma incrível historia:
Construída em 1935, pelo arquiteto Lucien Bérguet, foi um modelo de modernidade para a época, pois já possuía uma aparelho que produzia ondas artificiais.
Ela servia apenas aos hóspedes do Hotel Lutètia.
Na Segunda Guerra Mundial, o prédio foi tomado pelos nazistas durante a ocupação de Paris e, em seguida, utilizada como hospital para os sobreviventes dos campos de concentração.
Após a guerra foi transformada em piscina pública, e fechada nos anos 70.
O prédio foi tombado como patrimônio histórico nacional em 2005 e, posteriormente, comprado por um particular que alugou para a grife Hermès.
Com um trabalho minucioso de restauro, preservação, respeitando e adaptando toda a estrutura e história desse monumento histórico francês, o projeto foi feito pelo arquiteto Denis Montel do escritório RDAI, também responsável pelos projetos das outras loja da marca ao redor do mundo.
Essa super super concept-store de luxo com 1.500 m2, tem ocupando o enorme vão da piscina, “casulos” que são grandes estruturas de madeira trançadas, que subdivide o espaço central em nichos perfeitos e aconchegantes para a exposição das peças e criação de ambientes.
A loja também possui uma floricultura, livraria e em café.
Hermés – 17 rue des Sèvres 75006 Paris
Celina Mello Franco