Adoramos essas feiras que as cidades oferecem, que acontecem geralmente em praças públicas. Nelas, pode-se encontrar de tudo. Desde um móvel, um quadro, ou um souvenir de viagem.
Essa que mostramos hoje, acontece na Praça General Osório, em Ipanema, no Rio, desde 1968, todos os domingos, faça chuva ou faça sol.
Desde essa data, em plena ditadura militar, a praça General Osório se tornou um ponto de encontro para artistas plásticos e artesãos.
Nessa época, também acontecia o movimento hippie e, mochileiros vindos de diversas partes do Brasil e do mundo, se concentravam lá.
No início, os expositores não tinham barracas; colocava-se um pano no chão e cada um expunha seus trabalhos de forma bem espontânea. Na verdade era como se fosse uma grande família, todos se ajudando mutuamente.
Com o passar dos anos, a feira com seus pintores e artesãos e toda aquela diversidade de trabalhos tornou-se conhecida internacionalmente, sendo visitada por turistas e apreciada por todos.
Hoje, a feira conta com, aproximadamente, 900 pontos de exposição, que vendem artesanato brasileiro, bijuterias, bordados em roupas e acessórios, pinturas em tela, objetos de decoração etc.
Uma das razões da feira existir até hoje deve-se ao fato de seus produtos estarem em constante evolução. Alguns exemplos destes produtos são as sandálias de couro compradas por Giorgio Armani em sua última visita ao Rio, bolsas femininas com motivos variados e instrumentos para se tocar samba.
Com certeza, vocês vão encontrar trabalhos artesanais e exclusivos, tendo como base num Brasil de diversidade de materiais e inspiração dos artesãos para confeccionar artigos que vão da simplicidade ao sofisticado, agradando à todos.
Separamos algumas peças que gostamos bastante e dividimos aqui no blog: