FÁBRICA BHERING REBECE SUA PRIMEIRA MOSTRA DE DECORAÇÃO,
UM LOFT RESIDENCIAL EM ESTILO INDUSTRIAL, TOTALMENTE SUSTENTÁVEL.
Transformada em um dos mais charmosos polos criativos do Rio, a antiga Fábrica Bhering, edificação de seis andares localizada na região portuária da cidade que por muitos anos produziu balas e chocolates, acaba de receber sua primeira mostra de decoração 100% sustentável, no melhor estilo upcycling.
Temos um post sobre esse assunto, clique aqui para ver.
A empreitada é uma iniciativa do casal de designers Igor Moura e Tuani Meirelles, à frente da InSana Design Industrial.
O ateliê-oficina funciona, desde março deste ano, em um galpão de 150m2 dentro da própria fábrica.
“Originalmente, o espaço que ocupamos hoje era o estábulo onde ficavam as carroças que transportavam o café Bhering”, conta Igor.
Batizada de MUDAR É PRECISO, a mostra é um loft residencial totalmente sustentável, com 55m2, montado dentro do galpão e decorado com móveis, luminárias, objetos e obras de arte criados artesanalmente por Igor e Tuani.
Todas as peças são produzidas ali mesmo a partir de materiais descartados que a dupla garimpa pessoalmente em antigos estaleiros, ferros-velhos e até em caçambas de lixo.
Dessa forma, coube a um time de sete arquitetos e decoradores, a missão de projetar os ambientes que integram esta residência com ares industriais:
David Luiz da Silva e Michele Ferreira assinam a sala de estar;
Erica Zanatta Cardoso e Hélio Martins, a cozinha;
João Velloso e José Oliveira, o quarto e o banheiro;
e também, Flávia Lima, o corredor das artes.
Além do loft, existe também um café-bar projetado pelos designers da InSana, inspirado nos cafés de Amsterdã e no design de Nova Iorque.
A familiaridade do casal Igor e Tuani com as engrenagens e ferragens da indústria naval vem de longa data, antes de se conhecerem.
Graduado em engenharia de produção, ele trabalhou em um estaleiro em Niterói até montar o seu próprio, atingido pela forte crise que abateu o setor após cinco anos de operação.
Já ela é engenheira mecânica e, desde a graduação, trabalhou na área naval, atuando em estaleiros e empresas offshore.
“Anos de vivência profissional nos mostraram o quanto o segmento naval é um imenso gerador de resíduos que causam sérios danos ao meio ambiente. Cansamos de ver tanto material nobre indo para o lixo e resolvemos dar um novo destino a ele, transformando tudo em arte. Neste sentido, a InSana representou para nós uma mudança total de estilo de vida”, explica Tuani.
Criada em novembro do ano passado, a InSana já lançou mais de 150 tipos de produtos, sendo que, a maioria produzida com tonéis de óleo, sucatas de ferro, madeiras de demolição, correntes, cordas e placas de trânsito.
Na 1ª MOSTRA MUDAR É PRECISO, mais de 50 novas peças estão espalhados pelos ambientes do loft upcycle, entre os quais destacam-se uma mesa de jantar feita com a porta de um casarão antigo (em Pinho-de-Riga resinado), um sofá-carrinho e uma luminária pendente cuja cúpula é um antigo ventilador industrial.
“Mesmo lançando várias novidades todo mês, nosso best seller continua sendo a poltrona-namoradeira, feita de um tonel de óleo”, revela Igor.
Com entrada gratuita, a mostra a 1ª MOSTRA MUDAR É PRECISO permanecerá montada até o final do ano.
1ª Mostra Mudar é Preciso InSana:
· Visitação: até dezembro de 2018
· De terça a sexta, das 12h às 18h; sábado, de 12h às 20h
· Endereço: Rua Orestes, 28 – Santo Cristo (Pátio da Fábrica Bhering) – Rio de Janeiro.
· Entrada gratuita
Veja as imagens, também, no nosso Pinterest.
Celina Mello Franco
Liliane Abreu