APÓS TRÊS MESES DE OBRA,
COUBE TUDO NESTE APARTAMENTO DE APENAS 55M2
E AINDA SOBROU ESPAÇO!
A moradora desse imóvel em Botafogo, servidora pública na faixa de 50 anos, solteira pediu que Fabiano Ravaglia incrementasse seu apartamento de 55 m2.
A decoração minimalista e poucos objetos decorativos foram priorizados para que a arquitetura e soluções encontradas sejam mais visíveis.
De visual contemporâneo, sem perder as referências afetivas da infância no interior de Minas Gerais, o apartamento tem cara de casa, com a personalidade da moradora presente nos detalhes, como casca de tijolo de demolição e cortina de crochê.
Um visual urbano e contemporâneo, porém com um toque de rústico.
Revestimento da parede ao fundo: tijolinhos da Palimanan – Brise: Hipólito Marcenaria – Plantas: Wabi Sabi Atelier
O projeto foi de reforma total, com demolição do acesso do banheiro social para transformar em banheiro suíte, além de parede corredor para integrar completamente com a sala.
A cliente pediu que os acessos fossem reorganizados, como no caso do hall de entrada e banheiro social para virar banheiro-suite.
A marcenaria foi pensada para criar uma unidade visual no ambiente, embutindo porta de acesso à cozinha e quarto de hóspede, servindo de apoio para objetos decorativos, integrado ao rack e possibilitando uma madeira que traz aconchego e organização ao espaço.
Como o apartamento não tem um espaço mais reservado para um hall de entrada, sem o brise entraríamos olhando diretamente a porta de acesso à suíte.
O hall foi criado para trazer um primeiro plano à essa entrada, preservando a visão para a suíte e permitindo ao morador optar por deixá-lo aberto ou fechado, já que todas as peças são pivotantes.
Particularmente, gosto do painel desenhado para o projeto, que cria uma visual limpo e agradável aos olhos, com porta de correr embutida integrando ou não a cozinha e quarto de hóspede.
O painel ainda recebe um rack suspenso com gavetas para armazenagem, que organiza os equipamentos.
Seguindo uma horizontalidade, mesmo que dividido em módulos, amplia a sala, traz aconchego com a cor da madeira e reflete a paisagem.
Com a iluminação artifical embutida, ainda se ilumina com uma luz suave.
Mesa jantar: Ísis, do LZ Studio – Cadeiras: Ton Chair, do LZ Studio – Luminárias pendentes: Dimlux – Almofadas: Orlean
A moradora pediu um apartamento para receber bem a família, que é bem grande, havendo a necessidade de priorizar o estar, preservado o quarto que deveria ser transformado em suíte.
Assim, o lavabo necessitou virar banheiro social, já que o quarto de serviço seria transformado em quarto de hóspede.
Em geral, houve bastante autonomia para o desenvolvimento do projeto, das escolhas de acabamentos e soluções de marcenaria à decoração.
A personalidade da moradora, entender suas memórias, sua forma de morar e utilizar o apartamento foram o ponto de partida para as tomadas de decisão do layout e do desenvolvimento do projeto.
Cores off white em tons de bege, cinza, com toque de madeira e vermelho como cor de contraste.
O projeto foi desenhado por mim pensando em algumas cenas importantes como iluminação geral, de destaque e indireta.
Na sala, a iluminação junto aos tijolos de demolição busca destacar as irregularidades do produto; já a sanca junto ao painel e cortineiro busca valorizar a textura da cortina e proporcionar uma luz mais aconchegante e indireta no painel.
A marcenaria sob medida, com detalhes exclusivos, proporcionaram um acabamento único, abrindo espaço para tudo.
A preocupação da cliente era ter espaço para todas as roupas e mesmo um espaço de armário reduzido, complementado com espaços de armazenagem na sala e quarto de hóspede.
No final, acabou sobrando espaço!
Nome do fotógrafo: Denílson Machado, do MCA Estúdio.
Celina Mello Franco
Liliane Abreu
1 comments
Bonito projeto! PARABÉNS!