Estilo Japandi neste apartamento de 110m2 em Niterói, no bairro Ingá, que foi comprado na planta por um casal de médicos, na faixa dos 40 anos, com um filho adolescente. Assim que receberam as chaves da construtora, os novos proprietários encomendaram um projeto de reforma geral e decoração aos arquitetos Cadé Marino, Michelle Wilkinson e Thiago Morsch, do escritório UP3 Arquitetura.
“Os clientes pediram soluções para potencializar a sensação de amplitude do apartamento, um espaço confortável para receber os amigos, uma cozinha prática, funcional e farta em luz natural, um quarto amplo e bem servido de armários para eles e um quarto confortável para o filho adolescente”, conta Michelle.
Com a reforma, a sala e a cozinha – antes, separadas – foram integradas. No quarto do casal, a parede que separava o banheiro do dormitório foi eliminada e o espaço foi redimensionado para abrigar um closet que não existia na planta e gerar novas áreas de armazenamento.
“Nosso projeto buscou criar ambientes claros e minimalistas, promovendo a máxima integração nas áreas de convívio”, diz Thiago. “Esteticamente, o projeto reflete muito do estilo japandi, que é a união dos estilos arquitetônicos japonês e escandinavo, marcado pela delicadeza, simplicidade com elegância e sensação de conforto”, acrescenta Cadé.
Na decoração é tudo novo, nada foi aproveitado do endereço anterior dos clientes. Os arquitetos selecionaram móveis visualmente leves, com formas orgânicas, circulares e arredondadas, para “conversar” com os móveis que eles próprios desenharam, como o aparador de marcenaria fixado na parede da sala jantar, o sofá baixo do estar lounge (inspirado na cultura japonesa, com assento e encosto apoiados diretamente sobre uma base de madeira, sem pés) e o sofá modular em ilha, que criou uma conexão imediata entre os dois ambientes do estar.
A paleta de cores tem uma base neutra e clara composta de branco, tons de cinza e off white, combinada com marcenarias em melamina no padrão carvalho americano, acrescida de toques de cor em tons delicados de rosa, sobretudo nas áreas de convívio e no quarto do casal.
Já os materiais foram selecionados para acrescentar várias camadas sutis de texturas e cores ao décor, sem pesar visualmente, a exemplo do painel amadeirado em tonalidade clara que reveste a parede principal da sala – replicado nos armários da varanda gourmet, da cozinha e no aparador -, o piso de porcelanato cinza claro no padrão cimento queimado e os tecidos de linho e algodão.
Alguns detalhes do projeto que vale ressaltar:
- Destaques na sala de tv + sala de estar: O sofá em ilha, que cria uma conexão direta entre os dois ambientes do estar, e o rack baixo revestido com o mesmo porcelanato cinza (que lembra pedra natural) aplicado na parede da tv.
- Destaques na sala de jantar: A mesa de jantar com tampo oval apoiado sobre duas bases cilíndricas, as quatro luminárias pendentes com design orgânico e a composição de 25 pequenos quadros com a mesma moldura e tamanho.
- Destaque na cozinha integrada à sala: A divisória de cobogós em tom de rosa bem claro, que escondeu a lateral dos armários da bancada da cozinha, sem bloquear a passagem de luz natural.
Ficha técnica:
- Autoria do projeto e nome do escritório: Arquitetos Cadé Marino, Michelle Wilkinson e Thiago Morsch, do escritório Up3 Arquitetura
- Fotógrafo: Juliano Colodeti, do MCA Estudio
Já segue a Conexão Décor?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Celina Mello Franco