Design assinado e obras de arte marcam o projeto deste imóvel localizado nos Jardins, que serve como um lar secundário na capital paulista para um casal de médicos, moradores de Ribeirão Preto, que buscavam um endereço na cidade. O espaço foi pensado para receber familiares e aproveitar o que a cidade oferece, com ênfase no convívio e no aconchego.
O apartamento entregue no contrapiso pela construtora passou por uma reforma completa, porém sem alterações significativas no layout. Os clientes desejavam um lar com design e conforto para receber seus filhos e netos, mesclando características clássicas, do agrado do casal, a traços contemporâneos.
“No piso da área social usamos porcelanato italiano polido marmorizado, a pedido dos clientes, e paredes brancas para que os elementos naturais prevalecessem na composição, como a lâmina de carvalho na marcenaria, o couro, a textura mineral em tom palha e o mármore verde Guatemala, no painel da TV”, descreve Laura.
Na área social, os espaços de convivência e o home theater foram pensados de maneira integrada, para conciliar as crianças assistindo à televisão e os adultos no mesmo cômodo.
“O sofá-ilha Gomos, da Líder interiores, faz uma dobradinha com o sofá Box, de Jader Almeida, criando dois ambientes”, explica Rafael. “Já a mesa de jantar Fio, de Jacqueline Terpins, foi combinada às cadeiras Tião sem braço, de Sergio Rodrigues, e às cadeiras Josefina, de Fernando Prado, nas cabeceiras. Com 12 assentos, acomoda toda a família em ocasiões especiais, com apoio do grande buffet para prataria, com adega embutida”, aponta o arquiteto.
Ainda no living, tanto o mobiliário, com design assinado, quanto a seleção de obras de arte foram escolhidos com curadoria dos arquitetos.
“A peça central é o quadro Fenda, de Luiz Dolino, na sala de jantar. Ao lado, a série de dobraduras do Studio Lopomo faz uma conexão com a luminária Zettel’z 5, de Ingo Maurer. Já na entrada do apartamento, temos a escultura Balloon, de Sônia Mena Barreto”, enumera Laura.
Com função também escultórica, a porta de correr em muxarabi separa a varanda gourmet da sala e foi projetada para refeições rápidas, fazer churrascos e assistir a jogos de futebol em família. A ilha, de onde também sai a mesa com formato orgânico, é o destaque do ambiente.
Na área íntima foi adotado o assoalho de Cumaru, trazendo mais aconchego para os quartos. Na suíte master, a ideia foi dispor de um espaço confortável e preparado para a permanência do casal na capital paulista, com um grande closet, banheiros separados e uma penteadeira para a cliente. Um painel em mármore carrarinha emoldura a cabeceira, destacando a cama.
Já a área de hóspedes passou a dispor de uma suíte com cama queen, um quarto com duas camas de solteiro para os netos e um quarto híbrido com escritório, visto que os proprietários necessitavam de um pequeno espaço de trabalho em seus dias na cidade. Em todos os dormitórios, os armários foram desenhados pelos arquitetos com espaços definidos para que a bagagem não atrapalhasse a circulação. “Tudo pensado para receber bem”, conclui a dupla.
Projeto: Arquitetos Rafael Aranguez e Laura Borba / Liró Arquitetura
Fotógrafo: Renato Navarro
Já segue a Conexão Décor?
Siga nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Celina Mello Franco