Decoração de quarto de criança, tem como inspiração, um Picadeiro.
Quando a arquiteta Ana Cano Milman foi convocada para a reforma de um quarto de 14 m², se deparou com o desafio: transformar o ambiente em um picadeiro.
O pedido era do cliente especial, dono do espaço: um menino de 02 anos.
Ana conta que a ideia era projetar um ambiente que trouxesse o lúdico do mundo circense para dentro do quarto.
Por isso, resolveu usar tons vibrantes na paleta de cores.
“As cores são fundamentais para o desenvolvimento do intelecto e curiosidade das crianças e, como o tema da decoração era circo, as cores deveriam fazer jus ao colorido desse mundo mágico”, explica a arquiteta.
Para criar a atmosfera do espaço, Ana Cano contou com a ajuda da artista plástica Claudia Ferraz.
Ela foi a responsável por criar o “picadeiro” nas cores vermelho e branca, demarcando o teto com faixas que remetem ao “céu de picadeiro” encontrado em circos.
As cores usadas, a fim de destacarem a pintura de forma correta, sem ficar “over”.
Para seguir uma paleta de cores que, além de compor e fluir de forma única junto aos tons do picadeiro, a arquiteta optou por usar o branco como protagonista e, em partes pontuais do ambiente, dar destaque a cores fortes.
A marcenaria, desenhada especialmente para o ambiente, foi feita em MDF branco, com partes em tons mais vibrantes, como amarelo, vermelho verde limão e ciano.
O uso da marcenaria entrou também com um caráter lúdico: ao lado da cama, foram construídos uma escada e um escorrega e, acima do cômodo, um local para a criança brincar em segurança.
A ideia é trazer diversão para o espaço e, ao mesmo tempo, ajudar no desenvolvimento criativo do pequeno. Os armários e nichos ganha destaque com as cores usadas.
Celina Mello Franco
Liliane Abreu