A Digital Influencer and Content Creator, Nicole Pinheiro Bayde, passou alguns anos em São Paulo, mas acabou decidindo retornar às suas origens em Fortaleza. Para tanto, adquiriu uma casa de 785 m² para morar com seu marido e os três filhos e convidou o arquiteto Romário Rodrigues para reformá-la. A influência cultural francesa sofrida desde a fundação de Fortaleza fez parte do briefing da cliente para o projeto, que incluiu um décor com toque francês , assim como o destaque para obras de arte, das quais são grandes apreciadores. A família possui inclusive quadros de Palatnik e Bandeira em seu acervo particular.
Os boiseries – palavra originada do francês “bois”, que significa madeira – são um tipo de moldura de parede pensada que garante um charme na decoração, muito utilizada pela realeza na França no século XVIII. Esse recurso foi utilizado na sala de estar do piso inferior, deixando o ambiente mais elegante e clássico, com o toque francês
Na sala de jantar, a madeira Pau-ferro reveste as paredes e o teto, e se estende até o outro ambiente, criando uma grande caixa acolhedora, que evidencia as obras de arte expostas. A mesa retangular abriga dez convidados, amigos e familiares, sempre presentes na casa.
Integrado à sala de estar, está o living com estilo moderno e mobiliário atemporal: o sofá em forma orgânica na cor mostarda, as mesas de centro, e as poltronas do designer brasileiro Jader Almeida dão o tom da decoração. Do lado oposto ao sofá, fica a Chaise Lounge Rio, desenhada por Oscar Niemeyer em 1978, inspirada na natureza e na paisagem da cidade do Rio de Janeiro.
Na sala de estar do andar superior, onde fica a adega climatizada e cuidadosamente pensada para armazenar a coleção de vinhos, temos uma mescla de materiais e texturas.
O equilíbrio entre a parede revestida em pedra com o mobiliário em couro e madeira revelam a proposta de contemporaneidade, com destaque para a icônica poltrona Mole de Sérgio Rodrigues e a mesa lateral Pétala, de Jorge Zalszupin. A luminária Meshmatics da Moooi e mais algumas obras de arte complementam o living.
Para o espaço de beleza, foram escolhidas cores suaves entre rosa e bordô, que além de caracterizarem uma atmosfera feminina, promovem a sensação de relaxamento neste salão frequentado por amigas.
Já o escritório ganhou uma estante azul, ponto de partida para a criação da paleta de cores usadas no ambiente, como o rosa, o mostarda e o verde. Presentes no tapete e nas poltronas, os tons pastéis garantem um clima delicado. A mesa em pedra natural, desenhada pelo escritório, possui forma orgânica e funcional.
Projeto: Romário Rodrigues Arquitetos
Fotografia: Leo Soares
Já segue a Conexão Décor?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Celina Mello Franco