Folhas de bananeira, palha de piaçava, verde e amarelo e artesanato popular: a brasilidade está em cada detalhe da cozinha projetada pela arquiteta Amanda Miranda na CasaCor Rio 2023
A “Cozinha do Chef – Raízes” projetada pela arquiteta Amanda Miranda na CasaCorRio 2023 foi idealizada para um chef de hotel boutique realizar pequenos jantares. O espaço de 50m2 – composto por hall de entrada, cozinha e banheiro – celebra a brasilidade, com referências claras ao nosso tropicalismo, artesanato popular e raízes indígenas para propor uma experiência imersiva através de uma arquitetura provocativa que explora os cinco sentidos.
“A ideia é fazer aflorar nos visitantes suas memórias quase lúdicas de um Brasil tropical e alegre, em verde e amarelo”, conta ela. “Acredito que revisitar nossas raízes e ancestralidades é também uma forma de fortalecer nosso futuro e valorizar nossa identidade cultural”, acrescenta.
No hall de entrada, a parede principal coberta do chão ao teto com palha de piaçava (em alusão às ocas indígenas) e o letreiro Raízes iluminado com pendentes de bambu produzidos pelos designers Stefanie Ting e Guilherme B Oliveira, em parceria com índios do Alto Xingu, dão boas-vindas a quem chega, já sinalizando o que está por vir.
Em seguida, vem a cozinha do chef propriamente dita, “vestida” com papel de parede impactante, com maxi estampa de folhas de bananeira. Já os armários (lançamento da Todeschini Casashopping e Todeschini Niteroi) tem portas em ripas super finas, ora em laca amarela (puxando para o ocre) ora em laca verde, combinados com painéis de madeira escura, que representam o Pau-Brasil. “Aqui não tem made in Brazil. É feito no Brasil mesmo”, ressalta a arquiteta, que deixou seu manifesto escrito no alto da parede.
Para reforçar a brasilidade do projeto, a arquiteta Amanda Miranda contou com a curadoria da artesã ceramista alagoana Maria Luciene da Silva Siqueira na produção do seu espaço. Considerada uma das mais importantes artistas populares contemporâneas do Brasil, Sil (como é conhecida) lançou mão de seus próprios trabalhos modelados em barro (com destaque para a famosa escultura “Jaqueira”) e de outros artesãos brasileiros, como Zé Crente, Elias Vitalino, Jair Tiburcio, Marcos Paulo Lau da Costa e Andréa Araújo Rocha. A ambientação conta ainda com quadros dos artistas Laura Villarosa e Ruan Dornellas.
“Nosso maior desafio neste projeto foi criar uma cozinha funcional dentro de um espaço tombado. Tiramos partido de alguns elementos originais da casa, como o piso e as esquadrias em molduras de madeira, mas foi necessário cobrir as bancadas e os armários originais com drywall e as cerâmicas das paredes com painéis de compensado. Nada foi demolido ou danificado, apenas escondido temporariamente”, finaliza a arquiteta Amanda Miranda.
Arquiteta: Amanda Miranda Arquitetura
Fotografia: Denilson Machado, do MCA Estúdio
Artesã: Maria Luciene da Silva Siqueira – Sil
CASACOR RIO 2023
- Período: de 15 de agosto a 15 de outubro de 2023
- Horário: de terça a sábado, das 12h às 21h; domingos e feriados, das 10h às 20h
- Local: Rua Lopes Quintas, 497 – Jardim Botânico.
- Informações: (21) 2512-2411
- Ingresso inteiro: R$ 90,00
- Meia entrada: R$ 45,00
- Crianças até 10 anos não pagam. Idosos acima de 60 anos, estudantes com carteira oficial, deficientes (e um acompanhante) e professores das redes pública e privada (desde que apresentem documento válido com foto) pagam meia entrada.
Já segue a Conexão Décor?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Celina Mello Franco
Tag: raízes