Elaboramos uma seleção especial de 10 cadeiras icônicas do design, poderiam ser 20 …30…pois cadeiras maravilhosas é o que não falta.
O bom design atravessa gerações, foi nessa direção que elaboramos esse lista com peças que hoje em dia continuam em destaque e algumas possuem sua reprodução em massa.
1 – Cadeira Barcelona
A cadeira Barcelona foi idealizada pelo arquiteto alemão Ludwig Mies Van der Rohe, que tem seu trabalho classificado como sofisticado, prático e minimalista, e é um dos mais famosos nomes da área no século XX.
Ela segue o padrão da época e possui metal cromado, couro e formas geométricas. Foi elaborada exclusivamente para acomodar o Rei Afonso XIII, da Espanha, no Pavilhão Alemão da Feira Internacional de Barcelona em 1929.
2 – Cadeira Diamond
O artista responsável pela criação da cadeira Diamond é Harry Bertóia. Ele é conhecido por ser um estudioso da maleabilidade e da ergonomia do metal, utilizando-o tanto em telas quanto em tramas.
Essa linha foi criada em 1952 e pode ser utilizada em diversos tipos de ambientes diferentes, existem diferentes modelos que podem possuir ou não uma base de assento. Suas principais características são o conforto, a elegância e a durabilidade.
3 – Cadeira DSW
Charles e Ray Eames criaram essa cadeira e foram dois designers americanos que deram uma grande contribuição para a história do design. A cadeira DSW foi apresentada ainda como um protótipo na competição “Low-cost Furniture Design”, organizada pelo Museu de Arte Moderna de Nova York (EUA) em 1948.
A sigla significa: “cadeira para mesa de jantar com base de madeira”, em tradução livre. Desde a sua criação, os dois desenvolveram uma linha com outros seis modelos. Devido à grande influência dos designers, ainda falaremos sobre outra cadeira que foi elaborada por eles neste post.
4- Cadeira Panton
A cadeira Panton foi elaborada por Verner Panton, arquiteto e designer dinamarquês. Foi lançada em 1967 e foi a primeira elaborada sem pés, sua base é feita completamente em plástico liso em todos os seus lados e ela não possui divisão entre o assento e a estrutura. Foi considerada uma grande inovação para a sua época e é bastante disruptiva até os dias atuais.
5 – Cadeira / Poltrona Mole
A cadeira mole foi criada por Sérgio Rodrigues, um arquiteto e designer no ano de 1957. Ela está presente em cada 9 de 10 projetos de interiores.
Na época ela foi contra o padrão estético, pois, a maioria era constituída por pés palito e silhuetas elegantes e só ganhou reconhecimento quando venceu um concurso na Itália, onde a mesma foi rebatizada e fabricada também neste país.
6 – Egg Chair: designer Arne Jacobsen
A cadeira foi criada em 1958 e projetada para o Hotel Royale, se tornando um dos grandes símbolos do design de móveis no mundo naquela época. Pelo seu design diferenciado, a Egg Chair é um destaque certo na decoração, não passa desapercebida de jeito nenhum.
7 – Cadeira Thonet: designer Michel Thonet
A cadeira Thonet é uma das mais antigas e foi criada em Viena, através do carpinteiro Michel Thonet que em 1830 inventou uma máquina para fabricar móveis de madeira curvada, e foi a primeira cadeira produzida em massa.
A história conta que a cadeira Thonet foi criada para atender ao pedido de uma cafeteria da cidade de Viena, na Áustria. Seu design resistiu ao tempo e até hoje ela continua sendo produzida, e provavelmente é uma das cadeiras mais vendidas do mundo.
8 – Cadeira Eames lounge: designers Charles e Ray Eames
Com certeza você já viu a Cadeira Earnes lounge, seja em filmes, séries ou em algum local mais sofisticado, é muito difícil que ela não seja notada, principalmente devido ao seu tamanho, e presença quase certa e projetos de decoração.
Ela foi criada por volta de 1956 e fez muito sucesso pelo seu conforto e sofisticação da combinação entre couro e madeira. Ela foi tão notável que está presente no Museu de Arte Moderna de Nova York, sendo prestigiada praticamente como uma verdadeira obra de arte.
9 – Womb Chair: designer Eero Saarinen
A cadeira Womb foi lançada no ano de 1948 por Eero Saarinen, ela foi chamada de Womb, que significa ventre, pois, o objetivo dela é poder dispor de um espaço que levasse a pessoa que fosse utilizar ao mesmo conforto, intimidade e segurança baseado no colo maternal.
Por conta desse objetivo, o designer notou que cada indivíduo tem uma forma diferente de ficar acomodado ao se sentar, portanto, ele tentou desenvolver uma poltrona que ficasse confortável em qualquer posição que a pessoa fosse permanecer.
10 – Wassily: designer Marcel Breuer
A cadeira Wassily foi criada entre 1925 e 1927 pelo húngaro Marcel Breuer. Construída com o mesmo material da bicicleta que o designer tinha, a cadeira Wassily, é um dos primeiros exemplos de tecnologia de aço tubular dentro do design de móveis.
Ela foi uma das primeiras criações da escola Bauhaus, ajudando a consolidar a reputação da mesma como uma grande influência no design funcional em todo mundo, abrindo espaço no futuro para diversos outros modelos produzidos por designers dela se destacarem.
Gostou da nossa seleção de 10 cadeiras icônicas do design? Sentiu falta de alguma outra ? Escreva pra gente.
Já segue a Conexão Décor nas redes sociais?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Conheça também nosso Pinterest! Repleto de imagens para te inspirar.
Celina Mello Franco