Na Cobertura duplex em Niterói, precisamente em Icaraí, a arquiteta Amanda Miranda e sua filha Bibi, criaram juntas algumas pinturas artesanais nas paredes do quarto da menina e da brinquedoteca.
Com o isolamento social, o ócio criativo praticado a quatro mãos foi a maneira que a arquiteta achou para ficar mais próxima ainda da sua filha durante quarentena.
Com 180m², a cobertura duplex possuí três quartos, sendo duas suítes. O imóvel recebeu uma reforma completa e decoração totalmente nova.
Amanda Miranda e o marido, advogado Thiago (ambos com 37 anos), com a filha Bibi de 2 anos moravam no mesmo bairro em um apartamento de três quartos, mudaram-se para esta cobertura duplex para ter mais espaço e assim poder aumentar a família. Além do mais, buscavam um imóvel com clima de casa.
A execução do projeto, entre reforma e decoração, foi de 3 meses e o casal queria conferir mais amplitude aos espaços existentes, aumentando a sala de baixo e a área de cima, e trazer o máximo de verde e cores para o lar.
Principais modificações na planta do imóvel:
No primeiro andar a arquiteta integrou a varanda à sala, nivelou o piso e instalou cortina de vidro. Esta alteração possibilitou colocar a mesa de jantar mais ao fundo e criar nas laterais da antiga varanda uma brinquedoteca para a filha Bibi.
– No segundo pavimento
A arquiteta ampliou a sala existente para a área do terraço, criando uma ampla área gourmet com churrasqueira, cervejeira, cooktop, geladeira e uma mesa de 3 metros. Também foi criado um lavabo neste pavimento para atender à área gourmet
Nesta ampliação foi necessária a construção de uma nova cobertura, com estrutura metálica e telha sanduíche, com fechamento ao redor em vidro. Também foi construído na área externa um deck para a jacuzzi. A arquiteta adora plantas, mas, como não havia muito área livre, verticalizou seu jardim.
O andar superior da cobertura duplex é destinado ao lazer da sua família, concentrando um espaço de home theater, integrado com a área da churrasqueira. Inicialmente, a ideia era abrir tudo, mas a arquiteta se deparou com um grande pilar, que foi revestido com espelho para minimizar sua presença.
A arquiteta conta que, em geral, seu trabalho é marcado pelo uso de cores intensas e por isso não poderia ser diferente em seu próprio lar. Inclusive, aqui ela teve mais liberdade para explorar a mistura de cores, estampas e texturas.
“Gosto da mistura das cores, estampas e texturas que criei. E da amplitude que obtive, principalmente no pavimento superior”.
Como por exemplo, a cristaleira centenária era da bisavó do marido da arquiteta. Antes em madeira escura, foi modernizada em laca azul, ganhando um ar mais leve e descolado. E a cor vermelha foi usada no acabamento da grande mesa da área gourmet, contrastando com as cadeiras brancas.
A sala de estar com televisão ao lado do espaço gourmet foi criada como um espaço para a família assistir a shows, filmes e futebol com amigos e parentes. O marido, que adora cozinhar, costuma preparar ali almoços e churrascos.
Para destacar a parede de fundo desta sala e integrá-la à área churrasqueira, a arquiteta revestiu toda ela com tijolo cimentício em tom cinza indo do rack da tv até a geladeira no final da área gourmet.
– No primeiro pavimento
A área de estar do andar de baixo era bem pequena na planta original, o que incomodava bastante a arquiteta, já que ela queria aproveitar todos os móveis que havia comprado para o apartamento anterior (especialmente a mesa de jantar, o sofá e a rack). Para resolver esta questão, a arquiteta incorporou a varanda deste pavimento à sala.
Também para aproveitar melhor o espaço sob a escada, a arquiteta projetou uma estante para expor objetos, livros e plantas, com acabamento em laca cinza, cor presente também no rack e no sofá.
– Quarto e brinquedoteca da Bibi
No primeiro mês da quarentena, a arquiteta sentiu muita falta de trazer mais vida e criar novos espaços para a filha brincar.
Daí surgiu a ideia de desenvolver uma pintura no quarto da filha, com a temática do lobo mau, personagem que Bibi ama. Mas como o quarto já era bem colorido, a arquiteta optou por usar apenas duas cores na pintura. Ali, a filha reúne suas bonecas e brinca por horas, ora interagindo com a pintura ora só curtindo o novo espaço.
A segunda pintura foi feita no cantinho da antiga varanda (hoje uma brinquedoteca), que fica recuada do ambiente de jantar. O tema neste caso foi um “jardim encantando” onde Bibi brinca, desenha e faz suas atividades escolares online. O espaço conta com mesinha, cadeira infantil, tapete e caixas de brinquedos.
Todo o processo de pintura foi feito pela própria arquiteta em conjunto com a filha, criando uma espécie de memória afetiva através dos desenhos, com cada etapa do processo devidamente registrado em vídeos. Enquanto a filha se distraída pintando no papel, a arquiteta se concentrava nos detalhes e acabamentos das pinturas.
Pode fofura maior?!
Você já conhece nossas redes sociais?
Já segue o Conexão Décor?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Conheça também nosso Pinterest, repleto de imagens para te inspirar.
Celina Mello Franco
Liliane Abreu