Os clientes, casal na faixa dos 40 anos, com uma filha adolescente, fizeram alguns pedidos a arquiteta Carmen Zaccaro quando a procuram para a reforma na casa no Jardim Botânico, com 320m2.
Um décor despojado e atemporal. Uma sala de estar mais leve, clara e aconchegante; móveis e objetos herdados da família dos moradores convivendo em harmonia com estilo mais contemporâneo; espaços bonitos e de fácil manutenção; quarto de casal em cores suaves e relaxantes.
“Gosto muito da mistura de estilos e acredito que essa mistura traz mais personalidade ao projeto, pois conta um pouco da história dos moradores”, explica Carmen Zaccaro.
Praticamente toda a decoração da casa é nova, entre móveis, objetos e obras de arte nas paredes.
Porém, a pedido da cliente, a arquiteta encaixou no projeto algumas peças antigas que são herança de família, como a cômoda Dona Maria Primeira (que fica logo da entrada da casa), as duas cômodas clássicas da sala de jantar e alguns tapetes antigos.
Quando compraram essa casa no Jardim Botânico, a piscina ficava nos fundos da casa, isolada da área social, sem incidência de sol e nenhum charme.
A arquiteta propôs criar uma piscina no jardim da frente, integrado à sala de estar através de uma agradável varanda. A nova piscina teve a execução rápida e limpa pela empresa francesa Desayoux, com tecnologia moderna em estrutura metálica e concreto, e acabamento em adesivo, que causa um efeito lindo de água em movimento.
Na área externa, Carmem se inspirou na arquitetura dos resorts Balineses, evidenciando um estilo rústico chique que valoriza as texturas dos materiais naturais: madeira, palha, cimento e tijolinho em total harmonia com a exuberância da natureza do entorno.
Ela criou também uma área gourmet com apoio de bar, geladeira e churrasqueira, além de um confortável lavabo/vestiário.
A piscina antiga foi aterrada, abrindo espaço para uma área descoberta que passou a ser usada pelo casal para atividades físicas.
Para o quarto, o casal pediu cores suaves e relaxantes na decoração, a arquiteta usou rosa clássico vieux rosé, em releitura contemporânea através da técnica tie dye sobre fundo branco.
O ambiente tem 30m2, com penteadeira para ela, espaço de home office para o casal e uma estante generosa para os livros.
“A casa tinha um astral pesado, escuro e triste. Acho que consegui transformar a residência em um lar aconchegante, alegre e moderno, mais de acordo com o estilo do casal. O que mais gostei foi saber que a família passou a ficar mais em casa e passou aproveitar todos os espaços que antes eram subutilizados”, explica a arquiteta Carmen Zaccaro.
Já segue a Conexão Décor nas redes sociais?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Conheça também nosso Pinterest! Repleto de imagens para te inspirar.
Celina Mello Franco