Casa NaToca – mostra virtual a partir de uma casa real na Patagônia Chilena

0 Ações
0
0
0

Um pouco virtual, um pouco real. A mostra de decoração e design Casa NaToca se prepara para estrear no dia 16 de janeiro (sábado) sua versão online, quando a palavra de ordem ainda é recolhimento.

Mas tudo vai partir de uma casa de verdade… na Patagônia Chilena!

O lugar é onde a modelo Pati Beck e o fotógrafo Gustavo Zylbersztajn estão construindo um lar, na cidade de Futaleufú – uma região mágica, que respeita a incrível e intocada natureza local, junto ao lago Lonconao.

A edição virtual da Casa NaToca vai ser um mix de fotos e vídeos de lá, com 25 projetos 3D (incluindo com uma lojinha!) assinados por grandes nomes, entre Bel Lobo, Leila Bittencourt, Paula Neder e Paola Ribeiro. Além de ver diferentes ângulos dos ambientes, o visitante vai “percorrer” a mostra por tour 360 graus, com áudio dos autores apresentando os espaços, que expõem peças reais de lojas e ateliês, com todas as informações.

Será a quarta edição do evento, após duas no Rio e uma em São Paulo. Na proposta virtual, a essência da Casa NaToca está mantida, com a curadoria que privilegia soluções originais e criativas, e transforma a residência em uma casa lúdica de família, com crianças.

Dessa vez, a inspiração para os projetos foi o casal Pati e Gustavo, seus dois filhos, Ben (3 anos) e Cora (recém-nascida), e seu lifestyle sustentável, no Chile. Eles se mudaram pra Futaleufú para construir uma casa e diversos anexos – batizados por eles de Mapu-, com lugar para homeschooling, estufa, estúdio de fotografia, ateliê, um airstream (trailer-casa), além de lofts para abrigar convidados e hóspedes.

Refúgios é o tema desta edição, bem de acordo com o que precisamos no momento atual. A proposta é a casa que todos têm em mente como aconchegante, um lugar com alma, cheio de personalidade, memórias – e onde cabem todos os sonhos.

A mostra foi dívida em 5 blocos, Casa Snake, Casa A, Pavilhão, Lofts e outras atrações. Nessa primeira matéria vamos mostrar quatro, dos dez ambientes da Casa Snake.

SALA DE ESTAR

Por Maurício Magarão Arquitetura / @mmagarao_arq

Uma família de espírito livre e aventureiro, com grande senso estético, apaixonada por natureza. Uma família que acredita em um mundo mais sustentável – e que valoriza ao extremo a convivência qualitativa de pais e filhos.

Os arquitetos Mauricio Magarão e Alice Lindenberg focaram no perfil do casal Beck-Zylberstajn para desenhar a sala e a varanda da casa principal do Mapu (Snake house) que, juntas, somam 52m2.

A primeira providência foi ampliar a integração dos dois ambientes, removendo uma parede e trocando-a por vidro, criando um ângulo mais aberto, dialogando com a geometria do teto e conduzindo o olhar para a incrível vista.

A partir daí, moldaram uma grande bancada em pedra natural (Lucerna), da Harmony Stones, e incluíram ali peças decorativas, um grande futon e a lareira.

Acreditamos que o elemento fogo, que é muito presente e valorizado em culturas andinas, deveria estar no coração do ambiente”, observa Mauricio

Casa na Toca - mostra virtual a partir de uma casa real na Patagônia Chilena. Imagem em render de uma sala com janelas de piso ao teto e vista para o lago chileno.

Imagem em 3d de um canto com parede verde, dois balanços em vime e uma lareira na banco de marmore

Imagem 3d de uma varanda com vista para o lago chileno, dois balanços em frente a parede verde

SALA DE JANTAR

Por Isabela Fraia Arquitetura / @isabela_fraia_arquitetura

Uma sala de jantar com ares de galeria de arte. A arquiteta Isabela Fraia contou com o olhar e a seleção de obras de artistas parceiros do escritório de design Superbacana+ para montar ali um acervo com trabalhos de Feco Hamburger, Paula Juchem, Guga Szabzon, Renato Dib…

São obras de diferentes texturas e técnicas artísticas, que ganham destaque ao lado de uma grande estante tingida de verde musgo, recheada de uma coleção de cerâmicas e vasos que trazem a vegetação local.

Para a mesa, Isabela escolheu um mix de diferentes cadeiras (Líder Interiores), modernas ou mais tradicionais – sem faltar lugar também para as crianças se sentirem incluídas no papo.

E ainda tem um cantinho para leitura, com poltrona bem confortável e luminária. “O forro em pinus e o grande painel de vidro com a vista recortada, quase como mais um quadro na pequena galeria, deixam o espaço ainda mais iluminado e atraente. Lugar gostoso para muitos encontros da família em volta da mesa”, ressalta a arquiteta.

Casa na Toca - mostra virtual a partir de uma casa real na Patagônia Chilena. Sala de jantar com uma mesa redonda marrom , a fundo uma parede revestida em madeira

Imagem 3d de uma sala de jantar com mesa marrom redonda, janelas do piso aoteto com uma vista para montanhas e um lago

Imagem em 3d de uma sala de jantar com mesa redonda marrom, uma luminaria pendente em vime

 

COZINHA

Por Rodrigo Ferreira Arquitetura / @arq.rodrigoferreira

Um dos focos para criar a cozinha de 19m2 da casa principal foi pensar em um espaço onde a família toda pudesse se reunir e preparar as refeições em conjunto, com elementos para agradar pais e filhos.

Na ilha central, há uma lousa na altura certa para estimular a interação com Ben e Cora. E ao longo de todo o projeto de marcenaria o arquiteto Rodrigo Ferreira incluiu tablados retráteis – basta puxar para criança subir e ficar na altura da bancada.

Na parede, o tecido emborrachado e impermeável foi desenvolvido especialmente pela designer Juliana Pelegrinello, que pesquisou a fauna e a flora da Patagônia para desenvolver a estampa.

Repare na cadeirinha infantil de alimentação: parece um balanço, mas é fixada no teto com cabo de aço.

Pati e Gustavo compram produtos orgânicos no mercadinho local, a granel, e armazenam em potes de vidro. Aqui não há plástico”, explica Rodrigo.

O projeto privilegiou as cores azul, amarelo e terra, em harmonia com a paisagem. O espaço tem direito ainda a uma varanda, sobre um deck de 9m2, com mesa apoiada em um carretel e muitas plantas e temperos.

 

Casa na Toca - mostra virtual a partir de uma casa real na Patagônia Chilena. Imagem em 3d de um terraço com luzinhas penduradas , mesa redonda feita de carretel e vasos de palntas

Imagem em 3d de uma cozinha, com ilha forrda na frente com lousa preta para as crianças desenharem

Imagem em 3d de uma cozinha, ao fundo um painel com bambus, no centro uma ilha e emsa acoplada

 

Quarto do Ben

Por Bianca Assuf e Mandarine  / @mandarinedesign

Ben, de 3 anos, é o dono do pedaço de 12m2, com área para brincar, ler e dormir.

A arquiteta Bianca Assuf desenhou uma estante leve e assimétrica, com direito a módulo em forma de casinha/foguete e baús divertidos, com rodízios, para armazenar os brinquedos. Tudo isso ao alcance do pequeno, o que torna a tarefa de organizar parte da diversão e um incentivo para que a criança participe nas tarefas do dia a dia.

A cama com trama azul na cabeceira e nos pés, leva cor ao ambiente, assim como o verde das mesas e cadeiras. O enxoval, papel de parede, posters e caixas forradas, tudo da Mandarine, trazem um mix de estampas geométricas, além de retratar os animais da região, a data de nascimento do Ben, mapa, selos e imagem de rosa dos ventos fazendo referência ao estilo viajante e aventureiro da família.

Casa na Toca - mostra virtual a partir de uma casa real na Patagônia Chilena. Imagem em 3d de uma quarto de menino com as paredes revestidas em madeira e uma grande janela com vista para montanhas com topo de neve

Imagem em 3d de um quarto de menino e em frente a cama a parede revstida em madeira e uma estante de ferro

Imagem em 3d de um janelão com banco em frente e a vista para montanhas com topo de neve

Visitação grátis:

www.casanatoca.com.br

De 16 de Janeiro a 11 de Abril 2021

 

Já segue a Conexão Décor nas redes sociais?

Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.

Conheça  também nosso Pinterest! Repleto de imagens para te inspirar.

Celina Mello Franco

 

tag: Casa Natoca

comentários

0 Ações
Deixe um comentário
TAMBÉM PODE GOSTAR