Um pouco virtual, um pouco real. A mostra de decoração e design Casa NaToca se prepara para estrear no dia 16 de janeiro (sábado) sua versão online, quando a palavra de ordem ainda é recolhimento.
Mas tudo vai partir de uma casa de verdade… na Patagônia Chilena!
O lugar é onde a modelo Pati Beck e o fotógrafo Gustavo Zylbersztajn estão construindo um lar, na cidade de Futaleufú – uma região mágica, que respeita a incrível e intocada natureza local, junto ao lago Lonconao.
A edição virtual da Casa NaToca vai ser um mix de fotos e vídeos de lá, com 25 projetos 3D (incluindo com uma lojinha!) assinados por grandes nomes, entre Bel Lobo, Leila Bittencourt, Paula Neder e Paola Ribeiro. Além de ver diferentes ângulos dos ambientes, o visitante vai “percorrer” a mostra por tour 360 graus, com áudio dos autores apresentando os espaços, que expõem peças reais de lojas e ateliês, com todas as informações.
Será a quarta edição do evento, após duas no Rio e uma em São Paulo. Na proposta virtual, a essência da Casa NaToca está mantida, com a curadoria que privilegia soluções originais e criativas, e transforma a residência em uma casa lúdica de família, com crianças.
Dessa vez, a inspiração para os projetos foi o casal Pati e Gustavo, seus dois filhos, Ben (3 anos) e Cora (recém-nascida), e seu lifestyle sustentável, no Chile. Eles se mudaram pra Futaleufú para construir uma casa e diversos anexos – batizados por eles de Mapu-, com lugar para homeschooling, estufa, estúdio de fotografia, ateliê, um airstream (trailer-casa), além de lofts para abrigar convidados e hóspedes.
Refúgios é o tema desta edição, bem de acordo com o que precisamos no momento atual. A proposta é a casa que todos têm em mente como aconchegante, um lugar com alma, cheio de personalidade, memórias – e onde cabem todos os sonhos.
A mostra foi dívida em 5 blocos, Casa Snake, Casa A, Pavilhão, Lofts e outras atrações. Nessa primeira matéria vamos mostrar quatro, dos dez ambientes da Casa Snake.
SALA DE ESTAR
Por Maurício Magarão Arquitetura / @mmagarao_arq
Uma família de espírito livre e aventureiro, com grande senso estético, apaixonada por natureza. Uma família que acredita em um mundo mais sustentável – e que valoriza ao extremo a convivência qualitativa de pais e filhos.
Os arquitetos Mauricio Magarão e Alice Lindenberg focaram no perfil do casal Beck-Zylberstajn para desenhar a sala e a varanda da casa principal do Mapu (Snake house) que, juntas, somam 52m2.
A primeira providência foi ampliar a integração dos dois ambientes, removendo uma parede e trocando-a por vidro, criando um ângulo mais aberto, dialogando com a geometria do teto e conduzindo o olhar para a incrível vista.
A partir daí, moldaram uma grande bancada em pedra natural (Lucerna), da Harmony Stones, e incluíram ali peças decorativas, um grande futon e a lareira.
“Acreditamos que o elemento fogo, que é muito presente e valorizado em culturas andinas, deveria estar no coração do ambiente”, observa Mauricio
SALA DE JANTAR
Por Isabela Fraia Arquitetura / @isabela_fraia_arquitetura
Uma sala de jantar com ares de galeria de arte. A arquiteta Isabela Fraia contou com o olhar e a seleção de obras de artistas parceiros do escritório de design Superbacana+ para montar ali um acervo com trabalhos de Feco Hamburger, Paula Juchem, Guga Szabzon, Renato Dib…
São obras de diferentes texturas e técnicas artísticas, que ganham destaque ao lado de uma grande estante tingida de verde musgo, recheada de uma coleção de cerâmicas e vasos que trazem a vegetação local.
Para a mesa, Isabela escolheu um mix de diferentes cadeiras (Líder Interiores), modernas ou mais tradicionais – sem faltar lugar também para as crianças se sentirem incluídas no papo.
E ainda tem um cantinho para leitura, com poltrona bem confortável e luminária. “O forro em pinus e o grande painel de vidro com a vista recortada, quase como mais um quadro na pequena galeria, deixam o espaço ainda mais iluminado e atraente. Lugar gostoso para muitos encontros da família em volta da mesa”, ressalta a arquiteta.
COZINHA
Por Rodrigo Ferreira Arquitetura / @arq.rodrigoferreira
Um dos focos para criar a cozinha de 19m2 da casa principal foi pensar em um espaço onde a família toda pudesse se reunir e preparar as refeições em conjunto, com elementos para agradar pais e filhos.
Na ilha central, há uma lousa na altura certa para estimular a interação com Ben e Cora. E ao longo de todo o projeto de marcenaria o arquiteto Rodrigo Ferreira incluiu tablados retráteis – basta puxar para criança subir e ficar na altura da bancada.
Na parede, o tecido emborrachado e impermeável foi desenvolvido especialmente pela designer Juliana Pelegrinello, que pesquisou a fauna e a flora da Patagônia para desenvolver a estampa.
Repare na cadeirinha infantil de alimentação: parece um balanço, mas é fixada no teto com cabo de aço.
“Pati e Gustavo compram produtos orgânicos no mercadinho local, a granel, e armazenam em potes de vidro. Aqui não há plástico”, explica Rodrigo.
O projeto privilegiou as cores azul, amarelo e terra, em harmonia com a paisagem. O espaço tem direito ainda a uma varanda, sobre um deck de 9m2, com mesa apoiada em um carretel e muitas plantas e temperos.
Quarto do Ben
Por Bianca Assuf e Mandarine / @mandarinedesign
Ben, de 3 anos, é o dono do pedaço de 12m2, com área para brincar, ler e dormir.
A arquiteta Bianca Assuf desenhou uma estante leve e assimétrica, com direito a módulo em forma de casinha/foguete e baús divertidos, com rodízios, para armazenar os brinquedos. Tudo isso ao alcance do pequeno, o que torna a tarefa de organizar parte da diversão e um incentivo para que a criança participe nas tarefas do dia a dia.
A cama com trama azul na cabeceira e nos pés, leva cor ao ambiente, assim como o verde das mesas e cadeiras. O enxoval, papel de parede, posters e caixas forradas, tudo da Mandarine, trazem um mix de estampas geométricas, além de retratar os animais da região, a data de nascimento do Ben, mapa, selos e imagem de rosa dos ventos fazendo referência ao estilo viajante e aventureiro da família.
Visitação grátis:
De 16 de Janeiro a 11 de Abril 2021
Já segue a Conexão Décor nas redes sociais?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Conheça também nosso Pinterest! Repleto de imagens para te inspirar.
Celina Mello Franco