Casa na Freguesia com atmosfera de campo na cidade, tem muitas peças usadas na nova decoração que já eram da moradora e foram mantidas no novo projeto assinado pelo Studio Livia Amendola por terem grande valor afetivo.
A empresária de 57 anos, com dupla nacionalidade (brasileira e espanhola) quis trocar de casa para um local mais seguro, próximo à residência de seus irmãos. Como o novo imóvel estava muito deteriorado, a melhor opção foi colocar as paredes abaixo e configurar uma nova planta, adaptada para as necessidades da moradora.
Pedidos principais da cliente: Ela apresentou muitas referências de casas de campo espanholas, mediterrâneas. E pediu que os ambientes fossem integrados, bastante claros e ventilados. Após a grande reforma, os 4 quartos originais deram lugar a 3 quartos na nova planta, usados como suíte máster (com dormitório, banheiro e closet), escritório e quarto de hóspedes. O terreno com 353m² abriga a casa de 170m² com 1 pavimento.
Principais mudanças na planta da casa: na parte da frente da casa havia uma sauna com banheiros, que foi demolida, abrindo espaço para ampliar a cozinha (antes muito pequena) e integrá-la à sala. Um acesso por fora da casa hoje leva a um depósito, banheiro externo, lavanderia e uma pia super charmosa que serve lavar as mãos e higienizar produtos e alimentos antes de entrar em casa (demanda que surgiu em função da pandemia).
O que ela mais queria era se sentir em uma casa de campo, cercada de verde em meio a uma atmosfera romântica.
“Ela nos trouxe muitas referências de casas de campo espanholas, mediterrâneas, que lembravam, de certa forma, o estilo provençal, porém com uma pegada mais retrô”, conta a designer de interiores Livia Amendola.
A cliente já tinha muitas peças e móveis de grande valor afetivo, sendo algumas herdadas da família. É o caso da cadeira de escritório em madeira que pertenceu à sua avó materna e passou para seu pai e depois para sua irmã, antes de chegar a ela. Muitos itens da decoração também foram trazidos por ela, das muitas viagens de férias.
A ideia da paleta de cores usada na decoração da sala de estar integrada à cozinha, foi trazer leveza ao espaço e permitir que a luz natural se espalhasse com mais intensidade, suavizando a presença de peças e itens decorativos de época, do acervo da moradora, que já são bem marcantes.
“Buscamos uma neutralidade e atemporalidade na escolha dos acabamentos e cores, que também deixaram o espaço com um ar mais romântico”, acrescenta Livia Amendola.
A cozinha integrada à sala tem vãos que garantem a máxima integração com a área externa, permitindo ainda que a luz natural invada todo o espaço. Outro destaque é a divisão delicada do revestimento do piso da cozinha, um azulejo decorado que quebrou o padrão de piso linear e ainda trouxe um Q provençal e romântico. A presença de plantas também ajudou a reforçar a ideia da conexão entre espaços internos e externos.
Produção visual: Andréa Falchi
Fotógrafo: DenilsonMachadoMCA
Já segue a Conexão Décor nas redes sociais?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Conheça também nosso Pinterest, repleto de imagens para te inspirar.
Celina Mello Franco