Casa Migrante – uma casa de hóspedes com 100m2, totalmente integrada à natureza e inspirada no nomadismo
O nomadismo inspirou João Panaggio (arquiteto de apenas 26 anos) a projetar, nos jardins da CasaCor Rio 2022, a Casa Migrante, um espaço de 100m2 construído do zero a partir de uma estrutura metálica para ser uma residência de fim de semana que poderá ser desmontada ao final do evento e “experimentada” em novos lugares.
Após fazer o percurso do paisagismo externo – assinado por Catê Poli – em torno de um espelho d’água em forma de raia (com 10m de extensão), o visitante é convidado a entrar em uma grande “caixa”, repleta de vãos e painéis de vidro que deixam a farta vegetação ao redor ao alcance dos olhos, em qualquer canto da casa.
Internamente, Panaggio projetou, no mesmo plano, a sala, a cozinha e o quarto de dormir – este último, delimitado por uma divisória em semi-círculo de madeira “trançada”, que vai do piso ao teto, alinhada com uma imensa claraboia de 2,1m de diâmetro, sob a qual repousa uma cama de casal. “Aqui, é possível dormir olhando para as estrelas e acordar com os raios de sol no rosto, filtrados pelas árvores”, brinca o arquiteto.
No banheiro, uma parede de vidro transparente separa o jardim externo da área molhada onde ficam a banheira de imersão e dois chuveiros fixados no teto.
O projeto também é rico em materiais naturais, como cambraia de linho , madeira e pedras, e a decoração, de estilo minimalista, aposta em uma paleta de tons neutros, com móveis de design assinado da Lider no interior da casa e móveis da Tidelli no jardim da entrada.
“Todas as paredes internas e externas e as portas foram revestidas no mesmo material, uma textura artesanal feita com restos de obras”, revela o arquiteto.
“O método construtivo rápido e transportável permite que Casa Migrante atenda a diferentes demandas de moradias, seja na serra, na praia, na floresta ou até mesmo no cenário urbano, sobre um edifício já construído”, finaliza Panaggio
Um instituto cultural de portas abertas. Para as artes, a cultura, os visitantes, a cidade. É essa a proposta da 31ª. edição da CASACOR Rio, que acontece de 27 de abril a 26 de junho e volta a se hospedar na Residência Brando Barbosa.
São 43 equipes de arquitetos, designers de interiores e paisagistas que trazem um novo olhar, mais contemporâneo, para o icônico imóvel localizado no Jardim Botânico. Os 45 ambientes desta edição ocupam praticamente todos os 12 mil m² da propriedade.
Uma proposta que tem tudo a ver com o tema nacional “Infinito Particular”, e permite aos profissionais apresentar soluções diversas e plurais para uma casa com alma, hiperconectada, repleta de memórias afetivas e, claro, muita personalidade.
Nas nossas redes sociais, você acompanha a cobertura completa!
Já segue a Conexão Décor?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Conheça também nosso Pinterest, repleto de imagens para te inspirar.
Celina Mello Franco