Casa Flutuante já é uma realidade

0 Ações
0
0
0

Colunista convidada Nayara Macedo

Já pensou em viver em uma casa flutuante? Ter uma casa de praia é um sonho de muitos, mas ter uma casa “de mar” é um conceito que vai muito além da ideia do “pé na areia”.

E se eu disser que, além de tudo, ela ainda é autossuficiente e sustentável?

Segure-se nas curvas, ou melhor, nas ondas, e conheça um pouco mais deste projeto incrível mistura iate com casa.

Esqueça a casa de praia: pense em uma casa (literalmente) sobre o mar. Casa flutuante me Miami



Quem mora em Miami observa há muito tempo como a cidade e a região vem sendo impactadas por alterações climáticas e ocorrências de furacões e tempestades. Estes fatos geram transtornos enormes, como o aumento do nível do mar, inundações e muitos danos.

Dois europeus empreendedores, o franco-holandês Aruaná Luguet e o francês Nicolas Derovin, ambos engenheiros e ligados à construção civil, observando esses fatos, a rotina da cidade e seu futuro incerto cada vez mais comprometido com as intempéries e o já comprovado aumento do nível do mar, resolveram lançar um produto como alternativa aos novos empreendimentos imobiliários.

Casa iate flutante em Miami em uma marina

Esqueça a casa de praia: pense em uma casa (literalmente) sobre o mar. Casa Flutuante e Miami, ancorada em uma marina

A Arkup, empresa da dupla, lançou a casa flutuante ou “Livable Yatch” no Boat Show 2019, em Miami. Os primeiros estudos começaram em 2016, quando a dupla Luguet & Derovin mergulhou no projeto e na observação da região da Flórida e do planeta sobre o que realmente acontece atualmente no meio ambiente e como uma residência na água pode amenizar impactos ambientais como poluição, melhorar a qualidade de vida de seus habitantes, contribuir com o entorno e ser segura e autossuficiente.

Parece muito, mas não é impossível. Um projeto, sem dúvida, ousado e fascinante que já é realidade e faço questão de apresentar a você através da Conexão Decor.

Por do sol na cidade de Miami, o Skyline visto do mar e uma casa flutuante ancorada

É a primeira vez que a América vê um protótipo tão bem projetado, sofisticado e uma proposta de residência flutuante realmente inteligente e antenada com as tendências do design contemporâneo. Integrada à energia solar, captação de água da chuva e automação residencial inteligente, este tipo de casa flutuante é um convite a viver, com todo conforto e espaço, no meio do mar, e ainda conta com a vantagem de ter tido pensada para resistir a eventos climáticos extremos, como tempestades e furacões. 

Terraço com espreguiçadeiras , em uma casa flutuante em Miami

Aqui, nenhum combustível ou energia em terra são necessários porque absolutamente tudo na casa flutuante é movido à energia solar, captada por painéis solares que geram 36 quilowatts, com baterias que armazenam até 1 megawatt/hora de energia – o que garante energia suficiente para operar, inclusive, motores de barcos.

Esqueça a casa de praia: pense em uma casa (literalmente) sobre o mar. Casa flutuante navegando

Desde o começo, os mentores do projeto sentiram a necessidade de uma identificação visual do protótipo com a arquitetura e o design de Miami e também com a ideia de casa e não de barco, apesar de ser um iate. Para isso, eles contrataram um arquiteto holandês, Koen Oithuis, do Water Studio, especializado em projetos flutuantes, com grandes empreendimentos espalhados pelo mundo.

O Water Studio, de Koen Oithuis, desenvolveu todo o projeto de arquitetura flutuante e interiores do iate, além de um sofisticado sistema que eleva sua estrutura. Na prática, em caso de tempestades (o “yack-up”), quatro âncoras ou colunas hidráulicas que saem da base descem até o fundo do mar para depois içar o iate acima do nível da água, livrando-o do risco das ondas. Além disso, a casa flutuante foi projetada para resistir a um furacão de categoria 4, garantindo sua estabilidade com ventos de até 155 km/h.

Esqueça a casa de praia: pense em uma casa (literalmente) sobre o mar. Casa flutante no meio no mar supsnesa da agua.

A Arkup explica que o crescimento urbano, o aumento do nível do mar e a questão energética são desafios importantes para a nossa geração. E que a solução projetada em parceria com o arquiteto é um conceito que visa o futuro, resultado de uma combinação de pesquisa em energias renováveis, inovação, tecnologia e design. 

Segundo a empresa, a casa flutuante representa um novo modo de vida, onde você se sente 100% seguro e protegido. Ela foi construída para estar ancorada em marinas ou baías, mas também pode-se navegar nela, ancorá-la em diferentes regiões da cidade ou do mundo. Se você estiver cansado de uma região, mude a paisagem, o sol e os vizinhos, ou simplesmente vá para o meio do mar!

Esqueça a casa de praia: pense em uma casa (literalmente) sobre o mar. Casa flutuante, retnagular com dois andares, no meio do mar

Esqueça a casa de praia: pense em uma casa (literalmente) sobre o mar. Por do sol na cidade de Miami e a casa flutuante no meio do mar

A decoração foi assinada pela Artefacto, marca brasileira de móveis que só utiliza madeira com selo de reflorestamento, aprovado pelo Ministério do Meio Ambiente. Todas as obras de arte são do renomado artista mineiro Hamilton Aguiar, muito admirado pelos donos do projeto.

Decoração feita pela Artefcto para a Casa Flutuante.

Interior da casa flutuante com decoração da Artefacto.

Varanda , com guarda corpo em vidro na casa flutuante em Miami. Sofá curvo, poltronas e mesa de cento redonda

 

As grandes janelas de vidro que cobrem toda a estrutura proporcionam ao morador as melhores vistas possíveis. Vale ressaltar ainda que, mesmo com um tamanho-padrão de 400m2 (que inclui quatro quartos, sala de estar, cozinha e lavanderia), tanto a área total do projeto como seus acabamentos de alto padrão podem ser customizados diretamente com a empresa Arkup.

Varanda com guarda corpo em vidro e duas poltronas, na casa flutuante

Quarto com cama de casal e em frente vidro do piso ao teto, na casa flutuante

Quarto na casa flutuante com vidros do piso ao teto

Banheira em uma casa flutuante com vidro do piso ao teto

Cozinha, com ilha e coifa dentro da casa flutuante

Banheiro na casa flutuante

Mas afinal quanto pode custar viver no mar? Infelizmente, o custo de toda a inovação e revolução de engenharia não é nada convidativo. Essa ideia da casa de luxo sobre as águas faz com que o projeto tenha um preço inicial elevado, uma vez que ele já conta com todos as tecnologias sustentáveis,  liberando o comprador das despesas com contas de luz ou água e do imposto de moradia  (somente em Dubai paga-se imposto para viver sobre o mar).

A casa-barco vai custar entre US$ 2 e US$ 3 milhões, com prazo de entrega de 12 a 14 meses após a confirmação do pedido e a aprovação do plano, dependendo da tecnologia e personalização desejadas.

O que você achou do projeto? Embarcaria em algo tão diferente assim?

Deixe sua opinião aqui embaixo, nos comentários.

 

Nayara Macedo

Arquiteta carioca que hoje reside em Miami e colunista convidada da Conexão Décor

Já segue a Conexão Décor nas redes sociais?

Siga nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.

Conheça  também nosso Pinterest! Repleto de imagens para te inspirar.

 

 

tag: casa flutuante

comentários

0 Ações
Deixe um comentário
TAMBÉM PODE GOSTAR