Casa De Quem Cria

0 Ações
0
0
0

Uma nova mostra está animando o inverno do Atelier Fernando Jaeger no bairro do Jardim Botânico. Depois da exposição Atelier Botânico, agora é a vez da Casa De Quem Cria, reunindo arquitetos e pessoas ligadas à indústria criativa ocupando 11 ambientes do imóvel tombado, sob a curadoria de Simone Raitzik.

É uma oportunidade de conhecer também as novidades: móveis, tapetes, almofadas, bancos, luminárias com a grife FJ, alguns com interferências artísticas dos participantes. Até o dia 31 de julho a transformação do casarão estará nas mãos de 28 profissionais que prometem encantar os visitantes.

Regina Kato, sócia de Fernando Jaeger no Rio, acha que nesse momento difícil que passamos a criação é um alimento necessário. “Com essa exposição, esperamos também servir um pouco de inspiração para que as pessoas vejam que é possível fazer coisas diferentes, sair dos trabalhos mais mecânicos e criar. È interessante porque muitos deram ao nosso mobiliário uma nova utilidade e outros fizeram uma espécie de collab, criando peças únicas”, conta Regina.

Cada ambiente foi entregue a um arquiteto, a quem coube criar um espaço de introspecção e confinamento (nesses tempos de pandemia) para um criador (pessoas ligadas à moda, artes plásticas, design, cenografia, entre outros) e todos são resultados dessa parceria.

Participam da mostra:

Cris Passos com a estilista Isabela Capeto / Fita Arquitetura em parceria com a ceramista Denise Braune / Estúdio Villa – Julia Villela com a designer  Claudia Savelli / Isabella Lucena com a cenógrafa Andrea Brito Velho / Carolina Wambier com a tinturista Cristina Aché / PKB Arquitetura com a consultora de moda e arte Cris Pinheiro Guimarães / Nativa Paisagismo com a ceramista Elisabeth Rocha / Linha Arquitetura com a tecelã Tina, da Voador Tecelagem / B. Co Arquitetura – Patricia Batista com a artista plástica Lila  / Tânia Chueke e Erika Duarte com artistas bordadeiras / a curadora de arte Sonia Salcedo e Tania Chueke com a Circulação Galeria.

Alguns espaços:

Mostra de decoração, Casa De Quem Cria. Fernando Jaeger no Rio. Ambiente com moveis claros, sofá branco e uma luminária pendente de papel arroz

Estante de ferro branco, fino. Mesas de centro redondas em madeira.

A arquiteta Isabella Lucena homenageia a produtora de arte e cenógrafa Andrea Brito Velho criando o ambiente “Simples&Natural em tom minimalista e orgânico inspirado pelas linhas arredondadas do mobiliário.

“Já que a sala possui um ar clássico com suas sancas de gesso e pé direito de mais de 4,5m, pensei em fazer um contraste com uma pintura desgastada nas paredes  e desenvolvi – em parceria com Andrea, e seu marido Thomaz Velho – uma luminária em papel de arroz com formas orgânicas“, explica Isabella.

Mostra de decoração, Casa De Quem Cria. Fernando Jaeger no Rio. Entrada da loja repleta de plantas, sofá com almofadas com técnica Shiburi. Estofados bege e vermelho listrado.

Espaço externo com o muro lateral pintado de azul, fonte revestida com cacos de cerâmica, moveis em madeira ambientado

Varanda de uma casa antiga no Jardim Botânico. Guarda corpo em ferro, piso em ladrilho hidráulico . poltrona chaise no canto com plantas ao lado

Tenda Azul é o nome do ambiente da arquiteta Carol Wambier que contou com a parceria da artista Cristina Aché, tinturista e adepta da técnica Shibori. É uma espécie de refúgio para a criação, leitura, contemplação e descanso. O muro está tingido de azul assim como os linhos das almofadas e cortinas. A maior parte das peças é feita com a técnica de tingimento milenar japonesa, o shibori, que dá às fibras uma tridimensionalidade.

No estar ao ar livre fica o sofá Gaivota, a poltrona Jardim e as mesas de apoio Jou Jou além da espreguiçadeira Carioca customizada por Cristina. O paisagismo conta com a parceria da Studio Caeté com plantas tropicais por todo o pátio, e vasos coloridos da selvvva. Na varanda da casa o aparador Nô serve como apoio e organização de objetos de trabalho, amostras e curiosidades.

Mostra de decoração, Casa De Quem Cria. Fernando Jaeger no Rio. Sala com pé direito alto e parede de fundo pintada de marrom, com diversos bordados pendurados. No primeiro plano, mesa em madeira com livros e luminária.

Parede no fundo pintada de preto com bandeiras de tecido bordado. No canto, poltrona em veludo vinho com puff em frente e uma almofada amarela.

mesa em madeira, parede lateral com varias bandeiras de tecido bordado pendurado.

Tania Chueke e Erica Duarte encantam com os trabalhos de As Bordadeiras em seu ambiente A Artista Bordadeira e o Fio da Meada, que se “situa” na residência de uma bordadeira, na verdade o alter-ego da arquiteta. “Como eu já fazia trabalhos de arte, comecei a usar esta outra maneira de pintar, com linhas e agulhas”, explica Tânia.

Quando a artista quer relaxar, recosta na poltrona Proa com pufe em veludo ou recebe seus amigos no sofá Cais, de lona grafite com almofadas bordadas. Nas estantes Dama, guarda objetos afetivos e seu material de criação e produção, que inspiram seu trabalho. As cores sóbrias nas paredes destacam as obras e trabalhos de arte e tudo funciona como um quadro branco, com pinceladas das cores berinjela e amarelo cítrico, e com acabamento de moldura preta.

O Ponto de Encontro é a junção (ou o encontro!) da arquiteta Cris Passos e da estilista Isabela Capeto, um lounge alegre com referências e detalhes que a própria homenageada idealizou.

Apaixonada por decoração – seu apartamento é cheio de detalhes divertidos – Isabela mergulhou de cabeça na mostra. “Sou apaixonada por cores e estampas e a Isabela é estampa, cor, mão livre e uma grande incentivadora e propagadora do artesanal. Anda na contramão de modismos, não segue tendência e aposta na sua intuição artística. Apesar de atuar na moda, Isabela é uma artista do início ao fim. Cada coleção reflete sua forma de ser e viver, assim como sua casa é um espelho de sua estética surpreendente“, conta Cris Passos.

O ponto de partida para a decoração foi o tecido, com estampa de folhagens, aplicado em uma das paredes, da coleção Pancs by Isabela Capeto. Ao lado, escolhida por Isabela Capeto, a pintura de um Cânion, da artista plástica Juliana Assunção, compõe o visual da parede. A estilista adora plantas e fez questão que “seu jardim” fosse montado com espécies simples e despretensiosas, colocadas por sua tia, a paisagista Anna Luiza Rothier.

O Jardim das Memórias, da paisagista Luciana Leal e Monica Shaffin tendo como parceira a ceramista Elizabeth Rocha, é um espaço que convida à conexão com nossas origens e lembranças afetivas.

Para compor esse espaço cobrimos o beiral de vidro com palha de dendê e ampliamos área substituindo o piso anterior por brita. Para completar, utilizamos vasos de barro e de cerâmica com plantas de sombra. Escolhemos as cadeiras Zig Zag e as mesas Flik para proporcionar um estar de contemplação. Para tomar um café ou chá da tarde, criamos um ambiente com as cadeiras Deliciosa alta e mesa base Disco. Os bancos Tora e Cepo podem ser dispostos em diversas posições, permitindo a observação do espaço em vários ângulos.”

Fotografia: Andre Nazareth

Mostra: Casa De Quem Cria

As visitas de 10:000 as  16:00 devem ser marcadas pelos telefones:

21. 2274 6026 / 98558 1473 e o showroom fica na Rua Corcovado, 252.

Suzete Aché

Já segue a Conexão Décor nas redes sociais?

Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.

Conheça  também nosso Pinterest! Repleto de imagens para te inspirar.

 

tag: Casa De Quem Cria

 

 

 

 

tag: Casa De Quem Cria

comentários

0 Ações
Deixe um comentário
TAMBÉM PODE GOSTAR