Uma nova mostra está animando o inverno do Atelier Fernando Jaeger no bairro do Jardim Botânico. Depois da exposição Atelier Botânico, agora é a vez da Casa De Quem Cria, reunindo arquitetos e pessoas ligadas à indústria criativa ocupando 11 ambientes do imóvel tombado, sob a curadoria de Simone Raitzik.
É uma oportunidade de conhecer também as novidades: móveis, tapetes, almofadas, bancos, luminárias com a grife FJ, alguns com interferências artísticas dos participantes. Até o dia 31 de julho a transformação do casarão estará nas mãos de 28 profissionais que prometem encantar os visitantes.
Regina Kato, sócia de Fernando Jaeger no Rio, acha que nesse momento difícil que passamos a criação é um alimento necessário. “Com essa exposição, esperamos também servir um pouco de inspiração para que as pessoas vejam que é possível fazer coisas diferentes, sair dos trabalhos mais mecânicos e criar. È interessante porque muitos deram ao nosso mobiliário uma nova utilidade e outros fizeram uma espécie de collab, criando peças únicas”, conta Regina.
Cada ambiente foi entregue a um arquiteto, a quem coube criar um espaço de introspecção e confinamento (nesses tempos de pandemia) para um criador (pessoas ligadas à moda, artes plásticas, design, cenografia, entre outros) e todos são resultados dessa parceria.
Participam da mostra:
Cris Passos com a estilista Isabela Capeto / Fita Arquitetura em parceria com a ceramista Denise Braune / Estúdio Villa – Julia Villela com a designer Claudia Savelli / Isabella Lucena com a cenógrafa Andrea Brito Velho / Carolina Wambier com a tinturista Cristina Aché / PKB Arquitetura com a consultora de moda e arte Cris Pinheiro Guimarães / Nativa Paisagismo com a ceramista Elisabeth Rocha / Linha Arquitetura com a tecelã Tina, da Voador Tecelagem / B. Co Arquitetura – Patricia Batista com a artista plástica Lila / Tânia Chueke e Erika Duarte com artistas bordadeiras / a curadora de arte Sonia Salcedo e Tania Chueke com a Circulação Galeria.
Alguns espaços:
A arquiteta Isabella Lucena homenageia a produtora de arte e cenógrafa Andrea Brito Velho criando o ambiente “Simples&Natural em tom minimalista e orgânico inspirado pelas linhas arredondadas do mobiliário.
“Já que a sala possui um ar clássico com suas sancas de gesso e pé direito de mais de 4,5m, pensei em fazer um contraste com uma pintura desgastada nas paredes e desenvolvi – em parceria com Andrea, e seu marido Thomaz Velho – uma luminária em papel de arroz com formas orgânicas“, explica Isabella.
Tenda Azul é o nome do ambiente da arquiteta Carol Wambier que contou com a parceria da artista Cristina Aché, tinturista e adepta da técnica Shibori. É uma espécie de refúgio para a criação, leitura, contemplação e descanso. O muro está tingido de azul assim como os linhos das almofadas e cortinas. A maior parte das peças é feita com a técnica de tingimento milenar japonesa, o shibori, que dá às fibras uma tridimensionalidade.
No estar ao ar livre fica o sofá Gaivota, a poltrona Jardim e as mesas de apoio Jou Jou além da espreguiçadeira Carioca customizada por Cristina. O paisagismo conta com a parceria da Studio Caeté com plantas tropicais por todo o pátio, e vasos coloridos da selvvva. Na varanda da casa o aparador Nô serve como apoio e organização de objetos de trabalho, amostras e curiosidades.
Tania Chueke e Erica Duarte encantam com os trabalhos de As Bordadeiras em seu ambiente A Artista Bordadeira e o Fio da Meada, que se “situa” na residência de uma bordadeira, na verdade o alter-ego da arquiteta. “Como eu já fazia trabalhos de arte, comecei a usar esta outra maneira de pintar, com linhas e agulhas”, explica Tânia.
Quando a artista quer relaxar, recosta na poltrona Proa com pufe em veludo ou recebe seus amigos no sofá Cais, de lona grafite com almofadas bordadas. Nas estantes Dama, guarda objetos afetivos e seu material de criação e produção, que inspiram seu trabalho. As cores sóbrias nas paredes destacam as obras e trabalhos de arte e tudo funciona como um quadro branco, com pinceladas das cores berinjela e amarelo cítrico, e com acabamento de moldura preta.
O Ponto de Encontro é a junção (ou o encontro!) da arquiteta Cris Passos e da estilista Isabela Capeto, um lounge alegre com referências e detalhes que a própria homenageada idealizou.
Apaixonada por decoração – seu apartamento é cheio de detalhes divertidos – Isabela mergulhou de cabeça na mostra. “Sou apaixonada por cores e estampas e a Isabela é estampa, cor, mão livre e uma grande incentivadora e propagadora do artesanal. Anda na contramão de modismos, não segue tendência e aposta na sua intuição artística. Apesar de atuar na moda, Isabela é uma artista do início ao fim. Cada coleção reflete sua forma de ser e viver, assim como sua casa é um espelho de sua estética surpreendente“, conta Cris Passos.
O ponto de partida para a decoração foi o tecido, com estampa de folhagens, aplicado em uma das paredes, da coleção Pancs by Isabela Capeto. Ao lado, escolhida por Isabela Capeto, a pintura de um Cânion, da artista plástica Juliana Assunção, compõe o visual da parede. A estilista adora plantas e fez questão que “seu jardim” fosse montado com espécies simples e despretensiosas, colocadas por sua tia, a paisagista Anna Luiza Rothier.
O Jardim das Memórias, da paisagista Luciana Leal e Monica Shaffin tendo como parceira a ceramista Elizabeth Rocha, é um espaço que convida à conexão com nossas origens e lembranças afetivas.
“Para compor esse espaço cobrimos o beiral de vidro com palha de dendê e ampliamos área substituindo o piso anterior por brita. Para completar, utilizamos vasos de barro e de cerâmica com plantas de sombra. Escolhemos as cadeiras Zig Zag e as mesas Flik para proporcionar um estar de contemplação. Para tomar um café ou chá da tarde, criamos um ambiente com as cadeiras Deliciosa alta e mesa base Disco. Os bancos Tora e Cepo podem ser dispostos em diversas posições, permitindo a observação do espaço em vários ângulos.”
Fotografia: Andre Nazareth
Mostra: Casa De Quem Cria
As visitas de 10:000 as 16:00 devem ser marcadas pelos telefones:
21. 2274 6026 / 98558 1473 e o showroom fica na Rua Corcovado, 252.
Já segue a Conexão Décor nas redes sociais?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Conheça também nosso Pinterest! Repleto de imagens para te inspirar.
tag: Casa De Quem Cria