A combinação de vigas metálicas, aço corten, tijolos aparentes, madeira e concreto aparente é o destaque desta casa contemporânea, com 685 m² de área construída.
A casa, localizada em São José do Rio Preto (SP), foi projetada do zero pela arquiteta Solange Calio em um terreno de 1.600 m², dentro de um pequeno condomínio com 24 lotes, para ela própria morar com o marido e o casal de filhos.
“Nosso desejo era ter uma casa térrea com grandes vãos que permitissem a máxima integração dos espaços internos com a área externa, trazendo assim bastante iluminação natural para todos os cômodos. Também queríamos que os ambientes sociais fossem integrados para estimular o convívio da nossa família”, conta Solange.
Como o objetivo principal da arquiteta foi criar uma casa integrada aos jardins, o projeto de arquitetura nasceu junto com o projeto de paisagismo, que ficou a cargo do escritório LF paisagismo.
A construção tem estrutura metálica (vigas metálicas), concreto, aço corten, tijolinho e madeira naturais aparentes, com piso em cumaru desde a entrada principal até o deck da piscina, garantindo, assim, unidade visual e sensação de amplitude. “Apenas na área molhada da cozinha, em frente à bancada, revestimos o piso com pastilha de vidro em tom claro”, informa Solange.
De estilo contemporâneo atemporal, a decoração também reflete a personalidade da família e conta um pouco de sua história, já que peças de valor afetivo trazidas da residência antiga (incluindo alguns clássicos do design contemporâneo internacional, como o sofá e o pufe Strips, da Cini Boeri, e a poltrona Eames Lounge Chair, do Charles Eames) convivem em total harmonia com peças novas, pautadas, sobretudo, pelos quesitos ‘conforto e proporção’ e pela admiração da arquiteta pelo design brasileiro, a exemplo das cadeiras de jantar Senior (do Jorge Zalszupin), a mesa de jantar Fina (da Claudia Moreira Salles), as banquetas altas Astânia (da Etel Carmona) e a poltrona Jangada (do Jean Gillon).
Da Itália, vieram o sofá e as poltronas do living (da Minotti) e alguns móveis da área externa (da Paola Lenti), como as espreguiçadeiras e os sofás. Entre as obras de arte, Solange destaca o quadro na sala de jantar, do Burle Marx, e a escultura de piso na sala de estar, do artista Ascânio MMM. “Inclusive, partimos do quadro do Burle Marx para definir a paleta de cores da decoração da sala”, revela ela.
A residência conta com uma varanda gourmet generosa, de frente para a piscina, além de três suítes no total, sendo duas mais próximas, destinadas aos filhos, e a suíte master com closet em uma área mais reservada, voltada para uma varanda, garantindo assim mais privacidade para o casal.
Projeto: Solange Calio Arquitetos
Fotografia: Denilson Machado – MCA Estudio
Paisagismo: Luciano Fiaschi / LF Paisagismo
Já segue a Conexão Décor?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Celina Mello Franco