Um sobrado remanescente das vilas operárias do bairro do Horto, com paredes de pedra, pé direito alto, janelões é agora um espaço dedicado à moda e à decoração: a Casa do Horto.
Ideia da estilista Christiana Guimarães, da Linho 1 e da ceramista Denise Stewart, que reuniram seus trabalhos agregando ainda joias e objetos antigos da marca Mais Mais e outras marcas itinerantes como a Etnias Mundi, com cestaria artesanal colorida de Bolgatanga, Colômbia e África do Sul; a Flavia Del Pra, com objetos estampados em porcelana; a Gala di Gaea, uma linha de Skin Beauty e a By madame Nina, de velas artesanais.
O clima é acolhedor e convidativo cheio de plantas e de uma luz que inunda os ambientes. No primeiro andar tudo é rigorosamente arrumado e, uma perdição! O simpático pátio onde é possível tomar um chá ou café é um respiro e também passagem para a sala das cerâmicas de Denise. Será o local onde pretendem, em breve, promover cursos, palestras e até pequenos jantares.
No segundo andar, ficam as roupas, em seda pura, algodão e linho, em estilo confortável e elegante. Mas atenção: duvido quem não se encante também com as joias de ouro e prata antigas da Mais Mais, muitas com pequenas intervenções, sendo, a maioria, dos períodos Vitoriano, Eduardiano e Georgiano. Todas delicadas e com jeito bem contemporâneo.
A Linho 1 foi criada em 2015 e é fornecedora de linhos para todos os Fasano, indo da cortina aos sofás e às peseiras. Christiana tem uma linha de roupas e de decoração que engloba duvets, futtons, toalhas, e uma linha infantil de almofadas em forma de bichos.
“Fizemos diversos eventos no hotel Fasano que eram muito concorridos. Em 2018 lancei uma coleção de roupas confortáveis, “de ficar em casa”. Comprei fitas incríveis numa pequena loja em Nova York e apliquei nas laterais das calças dos pijamas feitos em cambraia de linho. Foi um boom“, confessa ela.
O estilo descontraído foi ganhando outras peças como os terninhos de seda pura, de algodão e de linho que fazem o maior sucesso até hoje. E o melhor é que tudo pode ser desenvolvido na cor desejada produzida em diversos tamanhos assim como os produtos da linha home.
“Gostamos de atender as pessoas com tempo e com calma, de forma exclusiva. Temos uma pronta-entrega grande, mas também fazemos sob encomenda. Aqui, os clientes encontram decoração, tecido, roupa de cama e mesa que podem ser usadas de diversas maneiras, tudo feito à mão” diz Christiana Guimarães.
“Queremos oferecer a experiência de estar numa casa bonita, numa mesa bonita, numa cama bonita, com uma roupa gostosa. Um clima prazeroso em todos os sentidos. Fazer tudo coordenado, numa mesma linguagem”, completa Denise Stewart. “Ou seja, a pessoa entra aqui e já sai com a casa pronta. Da louça, vasos, objetos de decoração, roupa de cama e até com o guarda-roupa!“, afirmam as duas.
No ateliê de Denise Stewart, 25 anos de métier e um livro publicado, as cerâmicas feitas à mão passeiam dos utilitários como pratos, galheteiros e abajures com cúpulas de linho às peças decorativas como vasos, garrafas e figuras divertidas.
“Comecei com os utilitários, mas hoje gosto mais de trabalhar com argilas coloridas, deixando o objeto na cor do barro“, explica Denise, contando que sua última incursão, depois dos abajures, são as luminárias desenvolvidas com o light designer, Maneco Quinderé.
Suas louças frequentam as mesas dos restaurantes mais estrelados do Rio, como Gurumê, Cevicheria, De Lamare, Claude Troisgros, Sushi Leblon, ZouZou, fora os hotéis Copacabana Palace, Fairmont e Fasano (inclusive os de Trancoso e Angra dos Reis), onde suas peças além de equipar as suítes, são vendidas nas lojinhas dos hotéis.
CASA DO HORTO
Linho 1 / Ateliê Denise Stewart
Onde: Rua Caminhoá, 25 – Horto
Horário de funcionamento: Segunda, 10h às 18h.
Já segue a Conexão Décor nas redes sociais?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Conheça também nosso Pinterest ! Repleto de imagens para te inspirar.
Tag: Casa