Localizada no município de Cabreúva, interior de São Paulo, a Casa M|H surgiu do desejo de um
casal de meia idade em ter uma propriedade maior e com mais comodidades após a pandemia,
para aproveitar os finais de semana com a família.
Eles já possuíam outro imóvel na região, mas se tratava de uma propriedade muito antiga e fora de condomínio, e por questões de segurança (principalmente), optaram pela construção do zero em um novo terreno, dessa vez dentro de um condomínio fechado. Foi então que contataram o arquiteto Rodrigo Picolo, que está a frente da Picolo Arquitetura e Construtora há mais de 20 anos. O trabalho do escritório incluiu o desenvolvimento dos projetos de arquitetura e de design de interiores e a execução de toda a obra.
Construída em cerca de 2 anos, a casa no município de Cabreúva, possui 625 m2, ocupando um terreno de 2500 m2. Possui área externa com piscina e spa, varanda gourmet, salas de estar, jantar e TV integradas, 6 suítes, além de um pequeno campo de futebol e parede de escaladas para as crianças.
“Meu maior desafio foi criar o projeto de uma casa grande e térrea, a pedido do proprietário. Ele também sonhava com uma fachada que mesclasse o uso de vidro e concreto, ou seja, uma
construção moderna”, diz o arquiteto. “O terreno possuía um grande aclive, e as obras de terraplanagem foram intensas para iniciar a construção da casa”, complementa.
Com estes direcionamentos em mente, e após algumas reuniões, o arquiteto propôs a construçãode uma empena cega inclinada em concreto armado, situada na suíte master.“É o diferencial da fachada e ajustou-se bem ao conceito de construção moderna ”, diz Rodrigo.
Outras solicitações incorporadas ao projeto trazem aspectos sustentáveis, como a instalação de
placas fotovoltaicas no telhado para geração de energia consumida na casa, um sistema
automatizado de irrigação dos jardins utilizando água de reuso, entre outros.
A decoração da casa segue um estilo contemporâneo e atemporal, com elementos que trazem
aconchego e rusticidade ao projeto, próprios de uma casa de campo. É o caso da madeira, presente nos móveis soltos e marcenaria, e a enorme parede da sala de jantar revestida de pedra moledo, que aliado ao pé direito duplo do ambiente, são os pontos altos da decoração.
“Os donos não queriam uma decoração com muita informação ou adornos, já que a arquitetura da casa é o diferencial, e bastante vistosa por si só. Optamos por poucos e bons móveis seguindo uma paleta de cores neutras, com leves “pontos de cor”, como é o caso da marcenaria da cozinha, toda elaborada em verde menta”, diz Rodrigo.
Algumas peças da antiga chácara, e com grande apelo afetivo, foram trazidos para a casa nova,
como por exemplo os quadros instalados na sala de TV e um antigo buffet que pertencia a mãe do proprietário e que foi totalmente restaurado.
“Meu segundo maior desafio foi atender a todos os pedidos e sugestões trazidos pela família”,
brinca Rodrigo. “Como é uma família grande e muito querida, sempre ouvia a todos, ponderando as opções, e no final, acho que o resultado foi bastante satisfatório”, diz.
Projeto e ambientação: Picolo Arquitetura
Execução: Picolo Construtora Fotógrafo: Vilhora
Já segue a Conexão Décor?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Celina Mello Franco