O ARQUITETO E DESIGNER ARTHUR CASAS VIRÁ AO RIO, NO DIA 13 DE NOVEMBRO, ESPECIALMENTE PARA LANÇAR, NO ARQUIVO CONTEMPORÂNEO DE IPANEMA, LIVRO QUE REÚNE 33 TRABALHOS DE SUA AUTORIA
Depois de projetar o Hotel Emiliano na Avenida Atlântica – inaugurado no ano passado e já considerado um ícone arquitetônico na orla de Copacabana, o paulistano Arthur Casas se tornou mais conhecido – e admirado! – pelos cariocas.
Para quem quiser se aprofundar no legado do arquiteto e designer ao longo de seus 30 anos de carreira, uma boa notícia.
No dia 13 de novembro, Casas virá ao Rio especialmente para lançar, no Arquivo Contemporâneo de Ipanema, o livro STUDIO ARTHUR CASAS (capa dura, 28,5×23,5cm, 378 páginas, editora Zeta, 297 reais), que reúne 33 trabalhos desenvolvidos pelo escritório de arquitetura entre 2008 e 2017.
Trata-se de uma edição revisada e ampliada pela Zeta Editora da publicação lançada em 2015.
O conteúdo editorial se divide entre projetos residenciais, comerciais, edifícios, escritórios, obras em execução e produtos assinados por Arthur Casas.
Para esta edição foram selecionados os projetos mais recentes e nunca antes publicados.
São eles: o hotel Emiliano, no Rio de Janeiro, o restaurante Kosushi, em São Paulo, o edifício residencial Único, em São Paulo, e dois escritórios, um na capital paulista e outro em Curitiba, no Paraná.
Para engrossar o portfólio de peças de design, o livro traz a nova linha de relógios desenhada por Arthur Casas para a grife H.Stern.
Entre os trabalhos icônicos assinados pelo estúdio, estão a residência Urca, no Rio de Janeiro, a loja HStern, em Nova York, o restaurante Toro Gastrobar, no México, e o pavilhão brasileiro da Expo Milão 2015, na Itália.
A obra conta com textos exclusivos de renomados autores brasileiros e estrangeiros, como Philip Jodidio, Ana Domínguez, Maria Cecilia Loschiavo dos Santos, Fernando Serapião e Philip Stevens.
O fotógrafo português Fernando Guerra, o italiano Filippo Bamberghi, o argentino Ricardo Labougle, e os brasileiros Leonardo Finotti e Jonathan Chicaroni, assinam as imagens dos projetos.
Para o arquiteto Arthur Casas, o livro traduz a diversidade de atuação do estúdio.
“São trabalhos tão diferentes entre si e, no momento de acompanhar a edição, é que percebi que há muita coerência entre eles. Acho que atingimos, eu e minha equipe, uma liberdade ímpar de nos expressarmos nas mais diversas escalas”, diz.
Confira abaixo alguns projetos assinados pelo arquiteto no Rio de Janeiro: Hotel Emiliano, casa em São Conrado, cobertura na Urca e apartamento na Praia de Ipanema.
Ficha técnica:
Livro: Studio Arthur Casas
Edição ampliada: Zeta Editora
Formato: 23 X 29 cm
Edição em português: 3 mil exemplares
Edição em Inglês: 1 mil exemplares
Conteúdo editorial: 12 projetos residenciais / 5 projetos comerciais / 1 hotel / 1 edifício / 2 escritórios / 1 Pavilhão de exposição / 5 projetos de design / 7 projetos em execução
Acabamento Luxo capa dura refilada
Miolo em papel Garda Pat Kiara 135 g, caderno de plantas em papel belga Munken 80g
Editado por Zeta Editora
Impressão: Ipsis Gráfica e Editora
Celina Mello Franco
Liliane Abreu