Apartamento térreo com ares de casa, foi assim que ficou esse imóvel de 164m2 (74m2 só de área externa), no Jardim Botânico, Rio de Janeiro, depois da reforma com projeto assinado pelo escritório Co+Lab Juntos Arquitetura e Interiores, das arquitetas Juliana Gonçalves e Fernanda Matoso.
Os clientes (casal de empresários na faixa dos 35 anos, com um filho de 5 anos) já moravam no apartamento e tinham feito uma reforma há alguns anos, quando a cozinha foi aberta para a sala, o revestimento da piscina foi trocado e um deck deslizante foi colocado sobre ela. Mesmo com essas mudanças, como o casal não sentia a casa com a personalidade deles, resolveram chamar o escritório Co+Lab Juntos para imprimir mais aconchego, conforto e vida no apartamento.
Fazer a família se apaixonar novamente pelo apartamento, era o desafio desse projeto, além da pandemia, pois o trabalho havia começado um pouquinho antes. As arquitetas “abraçaram” os gostos dos clientes – que amam praia/mar mas também se interessam pelo estilo industrial, e aliaram esses dois lados para chegar ao resultado final.
Por se tratar de um apartamento de andar térreo com bastante espaço na área externa, as arquitetas buscaram soluções para deixá-lo com clima de casa, cuidando, especialmente, para que todas as portas e janelas tivessem vista para o novo paisagismo, como se o lado de fora fosse o quintal de uma casa.
Principais pedidos dos clientes;
Na sala: mais conforto, personalidade e aconchego, com intervenções na decoração e no mobiliário que tivessem mais a cara deles.
Na área externa: Sem muita vegetação e com iluminação inadequada, grande parte da área externa não era usada pelos moradores, exceto a piscina e a churrasqueira. As arquitetas modificaram o layout e investiram em novos mobiliários para setoriza os usos da área (que é muito extensa e estava subutilizada) em: espaço zen, espaço de estar/refeições e espaço da piscina. Agora, a família consegue aproveitar cada m2 do lado de fora.
Nos quartos: as arquitetas projetaram marcenarias específicas, de acordo com as necessidades dos clientes; no quarto do casal, em particular, a parede revestida em tijolinhos trouxe mais vida ao ambiente, que também ganhou decoração nova.
“A madeira também é um elemento muito marcante neste projeto e teve como objetivo trazer a sensação de aconchego e acolhimento que sempre buscamos em nossos trabalhos”, conta a arquiteta Fernanda Matoso.
Fotografia: Luiza Schreier
Já segue a Conexão Décor nas redes sociais?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Conheça também nosso Pinterest, repleto de imagens para te inspirar.
Celina Mello Franco