Studio Leandro Neves muda completamente o layout de um antigo apartamento de 200m2, em Copacabana, para se tornar a nova morada de um jovem casal com um bebê a caminho e planos de aumentar a família.
Casal jovem, na faixa de 25 anos, pediu a ajuda de Leandro Neves para a compra de um novo imóvel, a fim de acomodar o crescimento da família, já que estão grávidos.
Desde a escolha do imóvel até a adequação das necessidades dos moradores, Leandro esteve presente.
Assim sendo, o apartamento em Copacabana foi inteiramente redesenhado para maior aproveitamento de espaço, como incluir banheiros/suítes em todos os quartos, assim como outras soluções com o objetivo de agregar mais comodidade à rotina do casal.
Portanto, durante 5 meses e meio, a reforma teve como norte priorizar o conforto, e a inspiração veio de elementos que privilegiasse o aconchego, principalmente.
Assim, cores e tonalidades foram trabalhadas para obter uma paleta neutra em todo o apartamento, seguindo um ritmo atemporal.
A marcenaria é um elemento de ferramenta do projeto e por consequência, aliada a soluções que revestem todo o imóvel.
O arquiteto pensou e desenhou a marcenaria para cada ambiente, com destaque para o cinza metalizado em laca e para a madeira clara, porque são elementos que afirmam o estilo do apartamento.
Na área social foi utilizado um porcelanato de grande formato, extra fino, no modelo marmorizado.
O projeto de iluminação foi desenvolvido pelo escritório e conta com produtos da Dimlux.
A proposta para a iluminação foi trazer uma luz rebatida e indireta em todos ambientes, com a finalidade de funcionar como uma luz geral branda, que lava os ambientes.
Uma intenção projetual é sempre limpar o teto, realizando a menor intervenção possível, criando assim, grandes planos e pontos de luz focais em elementos de destaque.
A sala teve o tamanho original reduzido e foi integrada à varanda, que era segmentada, ganhando ainda um lavabo e um novo acesso à cozinha.
Por sua vez, a cozinha ganhou uma área de trabalho dinâmica e uma ilha central, facilitando pequenos lanches e café da manhã.
Na área íntima, por sua vez, o arquiteto optou pela madeira para setorizar os ambientes e trazer conforto.
O maior quarto foi redesenhado e transformado em suíte através da inclusão de um banheiro e de um closet.
– Produção: Andrea Brito e Leandro Neves
– Fotos: Denilson Machado, do MCA Estúdio
Celina Mello Franco
Liliane Abreu