O projeto de interiores do apartamento inspirado nas estações do ano, mistura diversos estilos com uma curadoria de peças de design.
Começou fevereiro, estamos no meio do verão e é o mês também do meu aniversário. Pensando nisso, fui convidado pela Conexão Décor a utilizar a minha coluna dessa vez para falar de mim mesmo (como é difícil essa missão!) com um projeto muito especial realizado no ano passado e ainda não divulgado.
O apartamento de 90m2, localizado na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, surgiu do desejo do morador de misturar dois estilos na decoração, o clássico e o contemporâneo.
Com os estilos revisitados através de uma linguagem que misturasse elementos de cada estilo, o uso das cores neutras é contrastado com tonalidades vibrantes. Além disso, o projeto se destaca pela curadoria de arte com peças de Les Roges, Ronan Bouroullec e design do mobiliário como Vitra, Jader Almeida, Giácomo Tomazzi, Gustavo Bittencourt, Studio Iludi, Sabine Marcelis e Estudio Bola.
O hall de entrada é marcado por uma caixa de madeira que deixa as portas ocultas, definindo uma entrada mais marcante. Na sala de estar, parede em molduras brancas cria um pano de fundo para o sofá, remetendo a molduras clássicas.
A partir da entrada, o apartamento se descortina em várias nuances, pensada como estações do ano com tons mais terrosos remetendo ao outono para a sala de jantar, folhagens e flores da varanda em uma integração visual com a sala remetendo a primavera.
Já na outra parede em cimento queimado, um grande banco de concreto organiza os módulos de marcenaria que servem de rack e buffet, além de servir de apoio para objetos decorativos. Um dos pedidos do cliente era uma poltrona com presença marcante no living, que tivesse formato e cor com muita personalidade.
A varanda se integra visualmente ao estar para uma área de relaxamento com sofá confortável e jardim vertical que traz para dentro do imóvel ainda mais verde e contato com a natureza no living. Além disso, com cinco felinos moradores, foi necessária uma marcenaria criativa para criar o “playground” dos gatos.
O quarto foi projetado como um refúgio e um grande sonho com papel de parede de nuvens em um rasgo na parede e teto, assinado pela marca italiana Fornasetti, ladeado por molduras em estilo “boiseries” brancas. Com o uso de cores suaves e objetos decorativos que remetem a pássaros, a proposta da decoração é imaginar um quarto invernal e celeste.
A marcenaria foi pensada com uma grande estante com gavetas e prateleiras, já que o closet ocupa o outro quarto, e um espaço para home office.
Já para a escolha dos mobiliários e adornos, uma mistura de nomes consagrados no cenário nacional e internacional faz parte da curadoria, como a luminária de mesa “Lucellino” de Ingo Maurer sobre a cômoda Verga de Gustavo Bittencourt, assim como também a escolha das artes contemporâneas que complementam o espaço.
Imagens: SC Studio
Já segue a Conexão Décor nas redes sociais?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Conheça também nosso Pinterest! Repleto de imagens para te inspirar.
tag: estações do ano