Um apartamento espaçoso, acolhedor e com identidade — assim nasceu o novo lar de uma família no Jardim Oceânico, zona oeste do Rio de Janeiro. O imóvel, de 210 m², é resultado da junção de duas unidades compradas em um empreendimento recém-lançado na região. O projeto é assinado pelo arquiteto Raphael Assaf
A decisão de unificar os espaços foi feita ainda durante a obra, com o apoio da construtora, e marcou o ponto de partida para a atuação do arquiteto. Coube a ele transformar essa planta ampliada em um projeto coeso e contemporâneo, pensado sob medida para os moradores: um casal na faixa dos 40 anos — ela, advogada; ele, empresário — e seus dois filhos, um menino de 11 e uma menina de 6 anos.

Desde o início, o briefing entregue ao arquiteto foi claro: os clientes buscavam um lar com atmosfera leve e ampla, livre de excessos e com boa circulação para as crianças brincarem.
“Eles queriam um apartamento confortável e descomplicado, mas que também tivesse personalidade e uma seleção criteriosa de materiais, cores e texturas”, conta Raphael Assaf.







Para atender ao pedido dos clientes, todos os ambientes passaram por modificações. A planta foi reorganizada e um dos pontos centrais do projeto foi a integração da varanda e cozinha à área social. O resultado é um ambiente amplo e multifuncional, setorizado pelo mobiliário em estar, TV, jantar e espaço gourmet.
“Depois envidraçada e anexada à área social, a varanda virou uma área de receber amigos para jantares, com espaço gourmet de um lado e mesa de jantar com buffet do outro. Durante o dia, a vista das copas das árvores dá a sensação de se estar em uma área externa”, explica Assaf.



A varanda da suíte do casal também foi transformada: fechada com vidro, deu lugar a uma sala íntima de TV, reforçando o clima de aconchego.


A curadoria também se estendeu às obras de arte, com destaque para a peça do artista David José, posicionada sobre o aparador da sala de estar. Composta por trapézios alongados em degradê, a obra interage com o ambiente, mudando de aparência conforme o ângulo do observador e trazendo dinamismo à composição.













A paleta de cores das áreas de convivência, composta de sala, cozinha e varanda integradas, parte de uma base neutra e clara — com piso em porcelanato cinza no padrão cimento, painéis de carvalho natural, paredes brancas e revestimento em réguas de concreto em diferentes tamanhos e tonalidades. As cores surgem de forma pontual e elegante, como o verde militar do sofá modular em ilha, o vermelho ferrugem do tapete oval que delimita a área de TV, e o couro marrom castanho das poltronas, cadeiras e banquetas.









O projeto, desde a concepção até a finalização da decoração, foi executado em tempo recorde: oito meses.
“O maior desafio foi justamente correr com os prazos, pois os clientes tinham o desejo de se mudar antes do Natal. Por outro lado, eles sabiam exatamente o que queriam e confiaram no nosso trabalho, o que nos deu liberdade de criação. Isso fez com que o projeto fluísse bem e naturalmente”, finaliza Raphael Assaf.
Projeto Raphael Assaf
Fotógrafa: Lilia Mendel
Já segue a Conexão Décor?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Celina Mello Franco
TAG: apartamento, Jardim Oceânico, apartamento espaçoso