Nada de branco neste loft com estilo cosmopolita que podia estar em Nova York, São Paulo ou Milão. Um apartamento padrão em Copacabana, que tinha originalmente três quartos e 180m², deu lugar a um autêntico loft com estilo industrial, urbano e cosmopolita. A reforma transformou completamente a planta original, criando um grande espaço aberto, fluido e totalmente integrado, como desejava o casal que vive com dois pets e já morou em outros países. O projeto foi assinado pelo escritório VRO Arquitetura, da arquiteta Vivian Reimers.

“A proposta arquitetônica foi redesenhar completamente o layout eliminando a compartimentação original para criar um espaço que remetesse aos clássicos lofts do Soho nova-iorquino, onde estruturas expostas, materiais brutos e espaços abertos se transformam em morada de estilo e personalidade”, diz Vivian.

“O ponto de partida foi um pedido enfático dos proprietários: nada de branco! Eles queriam que seu primeiro imóvel próprio refletisse seu estilo de vida leve e aventureiro, de quem ama viajar, receber amigos e família em casa e festejar“, conta Vivian.





Com isso em mente, a arquiteta apostou em uma paleta de cinzas sofisticada, texturas escuras, madeiras profundas, além de estruturas metálicas e vigas aparentes.




Na sala, um dos destaques é a estante escultural com seu eixo central e pranchas metálicas que permitem múltiplos usos: ora como apoios, ora mesas laterais e até mesmo bancos. Uma peça singular que dialoga perfeitamente com o projeto de marcenaria e mobiliário inteiramente desenvolvido pelo escritório para o casal.








O bar e o móvel da TV/ home-office foram feitos também em chapa metálica e ganharam acabamento fosco e grades perfuradas, o que confere uma certa leveza às peças. A iluminação pontual foi pensada para valorizar texturas, destacar volumes e criar cenas que mudam ao longo do dia.
Materiais como o cimento queimado, o aço, o vidro champagne e a madeira escura reforçam o estilo urbano, sem abrir mão de um clima mais acolhedor.







Completamente integrada à área social, a cozinha segue o mesmo estilo industrial de todo o projeto. Mas, seu layout foi um dos grandes desafios da obra, já que ao demolir todas as paredes, ficaram aparentes as tubulações hidráulicas verticais da estrutura do prédio, que não poderiam ser removidas ou desviadas.
A solução foi revestir as colunas para usá-las como apoio para uma estrutura metálica que fica suspensa sobre o fogão. Dessa forma, elas foram incorporadas ao design de maneira natural.







“Nada aqui é óbvio. Tudo foi desenhado com cuidado e pensado como uma extensão da linguagem do projeto: funcional, visualmente leve e com identidade própria. Até os pontos de cor aparecem comedidos em objetos afetivos que os moradores trouxeram de suas viagens ao redor do mundo“, destaca a arquiteta.







A área íntima mantém a proposta de espaços abertos já que a suíte master integra dormitório, closet e banheiro em um único ambiente fluido e harmonioso. Para garantir privacidade sem perder a sensação de amplitude e leveza, um delicado painel de muxarabi funciona como divisória entre as áreas, permitindo a entrada de luz natural e o diálogo visual entre os espaços.





O destaque do banheiro é a banheira de imersão, que convida ao relaxamento.

Já o quarto ganhou um móvel especial para os pets. A peça multifuncional tem, na parte superior, um banco com futons que serve como cama. Enquanto a parte inferior, tem espaço fresco e acolhedor para que os bichinhos possam se refrescar e descansar nos dias mais quentes.



“O resultado deste projeto vai além do estilo. É um retrato afetivo e sofisticado da trajetória dos moradores. Cada centímetro da casa reflete sua história, seus gostos, sua forma de viver. É um loft de alma industrial, sim, mas também pessoal, emocional e autêntico. Um lugar onde o urbano encontra o íntimo e onde o design é a linguagem silenciosa da memória“, finaliza Vivian.

Projeto: Vivian Reimers | VRO Arquitetura
Fotógrafa: Luíza Schreier
Para mais conteúdos da Conexão Décor, siga o nosso Instagram e Facebook, inscreva-se no nosso canal no YouTube e acompanhe as atualizações sobre decoração, arquitetura, arte e projetos inspiradores.
Celina Mello Franco
TAG: loft, estilo cosmopolita, Copacabana, estilo industrial

