A Quarta é nossa

0 Ações
0
0
0

Longe dos olhos, perto do coração. Hoje venho preencher minha Quarta, depois de uma breve pausa, com uma homenagem ao Dia da Mulher – alguém já falou, mas repito: não são nossos todos os dias?

Na área de arquitetura, decoração e design as mulheres estão cada vez mais em evidência. E que me desculpem os homens, mas nós não estamos mais acostumadas, desde priscas eras, a arrumar a casa para que ela fique mais bonita e confortável?

Na verdade, temos que trabalhar o dobro para podermos ter destaque nesse universo tão masculino (em todos os setores). Para se ter uma ideia, dos 48 ganhadores do Oscar de arquitetura, o Pritzker Prize, cinco mulheres foram escolhidas, sendo que três delas junto com seus sócios de escritório: Sejima Kazuyo, Carmen Pigen e Anne Lacaton. Apenas Zaha Hadid e as sócias Shelley McNamara e Yvone Farrel eram chefes de suas empresas.

Mais estatísticas? Apenas três das maiores firmas de arquitetura do mundo são chefiadas por uma mulher apesar de que 63% dos arquitetos formados no país são…mulheres. Discriminadas, sempre e lutando pelo protagonismo, algumas tiveram parceiros em suas criações como Charlotte Perriand com Le Corbusier e Ray Eames, com seu marido Charles. Imaginem como deve ter sido para uma profissional negra? Georgia Louise Harris Brow (1918 -1999) foi uma das pioneiras e viveu por alguns anos no Brasil. Mas o caminho ainda é longo.

Algumas curiosidades que podem não estar no seu radar:

Rosa Green Klass foi considerada a primeira paisagista brasileira.

Enedina Marques foi a primeira engenheira negra do Brasil, ajudando a construir a Usina Capivari. Segundo relatos, usava macacão e revólver na cintura atirando para o alto sempre que julgava ser necessário ser respeitada.

Julia Morgan (1872 – 1957) foi uma arquiteta americana considerada pioneira.

Chu Ming Silveira criou o “Orelhão”.

Lina Bo Bardi foi responsável pela criação do MASP, do Sesc Pompéia e da Casa de Vidro.

Lotta Macedo Soares projetou com Burle Marx e Reidy o Parque do Flamengo.

Carmen Portinho foi a primeira urbanista brasileira, projetando o MAM e o conjunto residencial Pedregulho.

Anna Castelli Ferrieri foi cofundadora da Kartell.

Gae Aulenti projetou o Museu D´Orsay.

E guarde esses nomes: Etel Carmona, Claudia Moreira Salles, India Mahdavi, Paola Lenti, Paola Ribeiro, Lia Siqueira, Gisele Taranto, Cini Boere, Eileen Gray, Patricia Urquiola, Marina Linhares, Andrée Putman, Marcia Muller. Mas temos um enorme cast estrelado que só nos dá orgulho.

Viva nós!

Suzete Aché

Imagem da capa: Foto Nelson Kon via Instituto Bardi

 

Já segue a Conexão Décor nas redes sociais?

Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.

Conheça também nosso Pinterest ! Repleto de imagens para te inspirar.

 

Tag: Quarta

 

comentários

0 Ações
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TAMBÉM PODE GOSTAR