Celebrando os 70 anos da grife, a Maison Dior faz uma exposição que nos convida a conhecer a história da marca, no Museu de Artes Decorativas de Paris, com a curadoria de Florence Muller e Oliver Gabet.
Além de apresentar o universo de Christian Dior, a mostra fala também dos seis estilistas que o sucederam à frente da empresa: Yves Saint Laurent, Marc Bohan, Gianfranco Ferré, John Galliano, Raf Simons e Maria Grazia Chiuri.
Mais de 300 modelos clássicos estão ao lado de fotografias, croquis, reportagens, cartas, peças publicitárias, móveis e objetos de arte, todos expostos em ambientes e cenários que remetem à epoca de cada peça.
São mais de 3000 m² dedicados à Dior, 2 andares do Museu.
Ele surgiu com suas criações no pós-guerra, em 1947, propondo uma nova forma de vestir para a mulher em um momento de reetruturação da Europa.
Christian Dior revolucionou a moda nesta época com a criação do “New Look”, que marcava a cintura das mulheres e trocava a silhueta masculina do pós-guerra por um modelo mais feminino que continuava prático e moderno.
Foi sua coleção que recolocou Paris como a capital da moda após a ocupação alemã.
Além das roupas, parte da retrospectiva é dedicada a um oficio que Dior se ocupou antes de trabalhar com moda: o de galerista de arte, entre 1928 e 1934.
Para ilustrar esse período, uma série de documentos, esculturas e quadros demonstram a estética e curadoria do estilista.
Mais sobre a exposição:
“É impressionante visitar o passado e entender como a estética que consumimos hoje é baseada em releituras e quebras de paradigma do século passado.
Mesmo com o habitual excesso de informações, os grandes criadores de moda da França, como Yves Saint Laurent, Pierre Balmain, Dior e Chanel não foram substituidos.
O estilo de Christian Dior está longe de tornar-se ultrapassado e, com uma leitura do passado, conseguimos também idealizar um futuro para a moda e design.” Jorge Grimberg – Casa Vogue
Christian Dior, Designer of Dreams
Endereço: Museu Les Arts Décoratifs – 107 Rue de Rivoli, 75001 Paris, França
Até 7 de janeiro de 2018
Celina Mello Franco
Liliane Abreu