Paris é uma festa – disso todos sabemos… e a cada esquina nos deparamos com deliciosas surpresas…
Pra mim, uma delas foi um restaurante pra anotar no caderninho…
O lugar não é nenhuma novidade pra quem vai sempre à cidade Luz, mas pra mim foi um encanto.
Au Pied de Cochon (“Ao pé do Porco”) existe desde 1947, e é um velho conhecido da gastronomia parisiense.
Já gostei da vitrine – sim, o restaurante tem vitrines com porquinhos e utensílios de cobre.
Mesinhas na calçada, para ver a banda passar nos jardins em torno do Forum des Halles…
Apesar das obras, o bairro mantém seu charme a espera de se tornar “o novo centro de Paris”, como muitos vêm chamando.
Estou super ansiosa pra ver tudo pronto.
Para saber mais sobre o projeto de reurbanização local, leia em ttp://www.archdaily.com.br/br/757240/uma-nova-imagem-para-les-halles .
Mas voltando ao restaurante, meu encanto foi além da comida – um côtellete de porc pôeleé, sauce moutarde a’l’ancienne, pomme pureé… de comer rezando… Paraíso para carnívoras como eu!!
Logo meu olhar se voltou pra decoração.
O restaurante mantém sua atmosfera original, com lindos lustres e arandelas de cristal em forma de uvas… cadeiras que lembram Luis XVI com tachinhas, sofás de couro carmim, boisserie… uma viagem no tempo!
Fiquei apaixonada pelos detalhes de porquinhos ao longo do balcão…
Logo na entrada, rimos muito com a maçaneta da entrada… lógico, um pé de porco!! Existe um estranhamento no início, mas bom humor é tudo!
É claro que a gente fica curiosa com os banheiros, que em Paris costuma ser um pouco decepcionante, mas me surpreendi!! O ambiente segue o estilo do restaurante, cores, com acabamento em materiais nobres, e bastante confortável.
Diante de tudo ficamos refletindo como essa unidade visual é importante. A comida pode ser o astro principal, mas o entorno forma uma magia capaz de nos levar a uma linda viagem no tempo. Sempre gostei de design comercial, em especial dos restaurantes.
Apesar da onda de lugares high-tech tomarem conta das novidades gastronômicas, confesso que, pra mim, o momento de curtir uma refeição sem pressa busca um “aconchego” dificil de se encontrar hoje em dia. Gosto de toalha e guardanapo de pano, luz confortavel (leia-se pouca e morna), garçon que conhece a comida da casa… saí feliz.
Enfim, pra completar o passeio, não deixe de entrar na igreja de Saint-Eustache, obra prima da arquitetura gótica mundial. Dê uma conferida no site http://www.saint-eustache.org/musique-a-st-eustache para saber da agenda musical,e você poderá se surpreender com um concerto inesquecível.
Depois, siga até a rue Montorgueil, rua movimentada pelos cafés e o delicioso comércio local.
Au Pied de Cochon
6, rue Coquillière
75001 Paris