Quando visitamos a Thereza Duarte, para conhecer a Suspiro Art, além de ficar encantada com a arquitetura do seu apto, outra coisa me chamou a atenção… Um pequeno arranjo de plantas, na mesa de centro.
Sem vaso, as raízes estavam envoltas numa “bolinha” de terra, algo misterioso, aparentemente simples, mas muito delicado. “São meus kokedamas!”, disse a Thereza. “Eu que faço…”
Depois da visita, fiquei com aquilo na cabeça. Adoro plantas, e fui correndo pesquisar.
Kokedama quer dizer ” bola de musgo”. É uma técnica japonesa que transforma plantas simples em lindos arranjos ornamentais.
Quer aprender? Então mãos na massa!!!
- Separe um raminho da planta escolhida, e retire o máximo da terra sem agredir a raiz.
- Pegue uma porção pequena de Musgo Sphagnum, molhe bem, envolva a raiz, e amarre com uma linha qualquer, como um barbante. Esse musgo absorve muita umidade, e é ele que vai hidratar a raiz da sua planta.
- Junte 3 partes de turfa (terra substrato) + 1 parte de akadama ( substrato para bonsai). Molhe, e faça uma “lama ” pra envolver a bolinha de musgo. Forme uma bolota de terra, proporcional ao tamanho da planta.
- Finalmente, use musgo vivo pro acabamento de fora. Faça uma “caminha”, envolva a bola de terra, e vá amarrando tudo, como um novelo de lã. No começo fica meio estranho, mas você vai pegando o jeito… Confie. Outra opção é usar fibra de côco em vez do musgo. Também fica legal. Serve pra segurar a terra, e dar o acabamento.
- Pra fazer essa amarração, você pode usar uma infinidade de materiais, vai depender da sua criatividade… Fio de nylon, arame, barbante, fio de algodão , sisal cru, linhas coloridas!!!
- Para kokedama de orquídea ou bromélias, em vez do musgo na raiz, use um pouco de fibra de coco com pedrinha, tipo brita pequena, ou casca de pinus que vem na própria muda quando compra, ou pedacinhos de isopor – servem pra aerar.
- Feche com fio e dê o acabamento com musgo verde/vivo. Essas plantas gostam de muita água, chuva, mas não podem ficar encharcadas, tem que escorrer..
A legenda acima estava escrito que era um orquídea, mas na verdade é um belo Jacinto, um bulbo, e não pode ficar muito molhado. Dica da nossa leitora Ivany. Obrigada!
- Pra kokedama de suculentas: não use o musgo sphagum dentro porque ele retém muita água. São a família dos cactos, plantas do deserto, certo? Apenas misture areia ao substrato pra fazer a bolinha de barro direto em volta da raiz. Cobre com musgo verde, e amarra.
- Você pode escolher mudinhas pequenas: renda portuguesa, mini palmeira, espada de São Jorge, mini antúrio, árvore da felicidade… Ou pode se arriscar com as maiores: samambaia, chifre de veado, antúrio, espada de São Jorge, costela de Adão, maranta, ficus… Hera e peperomia são pendentes, dão arranjos muito charmosos!
- Não se esqueça de que tem plantas que gostam de sol, mas outras não. Umas gostam de muita água, outras nem tanto…Pesquise de acordo com o lugar onde pretende colocar seu kokedama.
- Molhe uma vez por semana mergulhando a bola na água… E deixe escorrer. Mas lembre que não tem receita… A gente tem que sentir a planta, ter atenção pra perceber se está sendo pouco ou muito. Dependendo da espécie, borrife um pouco de água. Gosto de tocar pra ver se está úmida.
Foi então que descobri que aquela “jabuticabeira flutuante” de 1,60m de altura na CasaCor SP 2016 era um super kokedama!!
“Ao dar protagonismo a uma jabuticabeira, desejei fazer com que quem visitasse o espaço parasse por um minuto e pensasse no papel das árvores para a nossa vida, e em como devemos preservá-las. A decoração também pode conscientizar, e isso é o que esse pé de jabuticaba faz: despertar no visitante a preocupação com o meio ambiente”, disse o arquiteto Nildo José.
Em entrevista à Gazeta do Povo, a designer floral Aline Matsumoto, responsável pela execução, explica que nem mesmo ela sabia com segurança como a jabuticabeira iria reagir, já que a técnica é, geralmente, aplicada em plantas de pequeno porte.
Foi uma experiência. Além disso, no caso da Casa Cor São Paulo, a quantidade de pessoas caminhando ao redor poderia criar algum tipo de resposta negativa da planta.
“Mas foi justamente o contrário: ela reagiu muito bem à técnica e ao lugar, não perdeu viço. Além dos cuidados diários, isso também foi proporcionado pela energia boa dos visitantes. Acredito muito nisso, que a planta sente o ambiente ao redor”, reflete.
Entre os cuidados durante a Casa Cor São Paulo, estavam o posicionamento da planta, levando em conta iluminação e aeração adequadas, e a rega – que, consistia em borrifar, todos os dias, até 1,5 litro de água.
A atividade era sempre feita à noite, depois que a mostra fechava aos visitantes, porque era necessário deixar um prato embaixo da estrutura para que o excesso escorresse. Finalizado o evento, foi feita uma adubação com partículas de nutrientes.
Plantas trazem vida aos ambientes de casa ou do trabalho!
Quer um guia completo, um livro? Recomendamos esse acima. Clica aqui para ver e comprar.
Um kit de jardinagem não pode faltar, adoro esse ai de cima. Clique aqui para ver e comprar na Amazon.
Temos outra matéria sobre Kokedama. Um tutorial para vc fazer sozinha. Clica aqui para ver.
Você já conhece nossas outras redes sociais?
Já segue a Conexão Décor?
Siga no nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades.
Conheça nosso Pinterest! Repleto de imagens para te inspirar.
Marília Arantes.
16 comments
vou iniciar agora nessa arte maravilhosa da kokedama, estou passando por dificuldades financeiras e espero gerar renda com esse trabalho pós gosto muito de plantas, vou unir o útil ao agradável.
Cleidiomar, boa tarde.
Desejamos boa sorte no seu novo oficio, e ficamos felizes em poder te inspirar e ajudar.
Vamos adorar receber uma fotografia de uma kokedama feita por você, não deixe de nos enviar.
Obrigada pela mensagem e visita.
Volte sempre!
Olá, fiz várias kokedamas usando as técnicas que vocês postaram e ficaram lindas. Muito obrigada
Olá, Lina!
Que alegria receber a sua mensagem!
A Conexão Décor existe com esse intuito, inspirar as pessoas, e nada pode ser mais gratificante do que receber esse seu retorno.
Manda fotos, vamos adorar ver.
Se vc quiser , podemos incluir no post.
Muito obrigada, volte sempre!
Bj
4.5
0.5
2.5
4
5
2
3
Amei esse kokedama
Vou fazer essa técnica
Olá Adriana.
Que bom!
Manda uma foto depois de pronto, vamos adorar ver seu trabalho.
Podemos incluir no post, será um prazer saber como inspiramos seu kokedama.
Muito obrigada pela mensagem.
Volte sempre!
A planta que vc disse que morreu em duas semanas nao e uma orquídea é sim um Jacinto. É um bulbo e não pode ficar muito molhado pois apodrece e morre. Espero ter ajudado
Olá Ivany
Muito obrigada pela sua mensagem.
Já corrigimos, e colocamos que era uma dica sua.
Adoramos sua participação!
Volte sempre.
Bj